Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, André Luiz Lírio da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T18:33:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T18:33:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E O FAZER DOCENTE NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572938 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação visa analisar o ensino de História na educação de jovens e adultos no contexto de construção curricular na rede municipal de Santo André, no período entre 2013 e 2016. O objetivo do trabalho é investigar as formas de participação dos docentes no processo de construção curricular para compreender de que maneira se desenvolveu a atuação desses professores nas discussões e formações pedagógicas no processo e como essa experiência interveio (ou não) em suas práticas docentes no ensino de História, bem como os princípios relacionados à educação de jovens e adultos. Baseamo-nos nos pressupostos teóricos da construção social do currículo de Ivor Goodson (1995), articulando-os com as concepções da educação popular Paulo Freire (1983; 1996) e da categoria de experiência de E. P. Thompson (1981; 2002), a qual considera os sujeitos como reflexivos e atuantes da própria história, mesmo com limitações evidentes. A partir da documentação produzida no período e das entrevistas semiestruturadas com dois professores de História da EJA de Santo André. Dessa forma, como parte propositiva da dissertação, foi construído um material com atividades elaboradas utilizando como ponto de partida a prática social, ou seja, o educando individualmente e coletivamente a partir de suas experiências sociais mediadas pelo conhecimento socialmente construído. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1708 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fazer docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E O FAZER DOCENTE NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
André Luiz Lirio da Cunha_Turma 2016.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572938/2/André Luiz Lirio da Cunha_Turma 2016.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons