Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES JUNIOR, MARCO ANTONIO JOÃO FERNANDES JUNIOR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CALUZI, JOÃO JOSÉ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T14:53:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T14:53:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | FOTOGRAFIA, ARTE E CIÊNCIAS:SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572926 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente livro, nosso objetivo é compartilhar com professores de educação básica: Alguns aspectos importantes sobre a relação da arte com a ciência a partir das ideias de Thomas Kuhn; A relação da arte com as ciência no aprimoramento da fotografia; Uma discussão da concepção da ciência como “verdade”, e da imagem como “realidade”; Os movimentos artísticos do impressionismo e do surrealismo como rupturas artísticas-científicas; A fotografia como revolução artísticas-científicas; A possibilidade de trabalhos interdisciplinares apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pelo Currículo do Estado de São Paulo; Propostas de atividades relacionando arte, ciências e fotografia. O livro se encontra dividido em cinco capítulos. O capítulo 1 apresentada algumas das relações entre a arte e a ciência a partir da teoria de Thomas Kuhn (2011), e discute o impressionismo e o surrealismo como movimentos artísticos e científicos. O capítulo 2 apresenta a fotografia como uma produção artística e científica. O capítulo 3 aborda as possibilidades interdisciplinares entre arte e ciências a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Currículo do Estado de São Paulo. O capitulo 4 reflete sobre a necessidade da leitura de imagens no âmbito educacional e apresenta algumas sugestões para ajudar professores que não tenham afinidade com essa prática em sala de aula. O capitulo 5 trata das atividades de cunho interdisciplinar realizadas na pesquisa que oportunizou a publicação deste livro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotogafia | pt_BR |
Título: dc.title | FOTOGRAFIA, ARTE E CIÊNCIAS:SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências e Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
marco-antonio-joao-fernandes-junior.pdf | 5,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572926/2/marco-antonio-joao-fernandes-junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons