FOTOGRAFIA, ARTE E CIÊNCIAS:SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES JUNIOR, MARCO ANTONIO JOÃO FERNANDES JUNIOR-
Autor(es): dc.contributor.authorCALUZI, JOÃO JOSÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-22T14:53:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-22T14:53:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-20-
identificador: dc.identifier.otherFOTOGRAFIA, ARTE E CIÊNCIAS:SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572926-
Resumo: dc.description.abstractNo presente livro, nosso objetivo é compartilhar com professores de educação básica: Alguns aspectos importantes sobre a relação da arte com a ciência a partir das ideias de Thomas Kuhn; A relação da arte com as ciência no aprimoramento da fotografia; Uma discussão da concepção da ciência como “verdade”, e da imagem como “realidade”; Os movimentos artísticos do impressionismo e do surrealismo como rupturas artísticas-científicas; A fotografia como revolução artísticas-científicas; A possibilidade de trabalhos interdisciplinares apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pelo Currículo do Estado de São Paulo; Propostas de atividades relacionando arte, ciências e fotografia. O livro se encontra dividido em cinco capítulos. O capítulo 1 apresentada algumas das relações entre a arte e a ciência a partir da teoria de Thomas Kuhn (2011), e discute o impressionismo e o surrealismo como movimentos artísticos e científicos. O capítulo 2 apresenta a fotografia como uma produção artística e científica. O capítulo 3 aborda as possibilidades interdisciplinares entre arte e ciências a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Currículo do Estado de São Paulo. O capitulo 4 reflete sobre a necessidade da leitura de imagens no âmbito educacional e apresenta algumas sugestões para ajudar professores que não tenham afinidade com essa prática em sala de aula. O capitulo 5 trata das atividades de cunho interdisciplinar realizadas na pesquisa que oportunizou a publicação deste livro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 Megapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de artept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotogafiapt_BR
Título: dc.titleFOTOGRAFIA, ARTE E CIÊNCIAS:SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências e Biologiapt_BR
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