Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, PEDRO BAMBIL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-21T21:10:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-21T21:10:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572905 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta da pesquisa desenvolveu-se durante reflexões da Prática pedagógica, nas escolas públicas não indígenas de nível médio, em Bela Vista, MS em relação aos povos indígenas da Aldeia Pirákua. Tendo a preocupação de conhecer, valorizar e respeitar as culturas diferentes aos saberes formais oferecidos pelo Estado, bem como a preocupação de entender os significados da busca da apropriação da educação formal tradicional oferecida pela escola não indígena a esses povos. A pesquisa ouviu e entrevistou alunos indígenas do ensino médio, professores, coordenador, lideranças tradicionais e política da aldeia, com perguntas semiestruturadas, como forma de entender como se dá o ensino tradicional não indígena e a sua relação com o ensino não indígena, buscando entender o impacto da educação não indígena na comunidade. Respeitando o contexto cultural dos povos indígenas, a construção da pesquisa se fez através da História Oral, a opção por esse método de pesquisa, se justifica pelo fato do grupo estudado ser portador de vasto conhecimento mantido e transmitido através da oralidade, buscando assim produzir a pesquisa, permitindo que o outro possa se manifestar através de sua própria voz, preservada em sua oralidade e seu lugar de fala. O desenvolvimento do trabalho abordou quatro capítulos, tendo como preocupação historicizar brevemente a ocupação indígena no continente Abya Yala; a ocupação territorial, a política indigenista no Brasil, no Mato Grosso e no atual Mato Grosso do Sul, até situação da atual da etnia Guarani Kaiowá, na aldeia Pirákua em Bela Vista, MS, envolvendo os desafios a serem enfrentados por essa comunidade e possíveis soluções, no campo da educação, tanto tradicional indígena quanto na educação formal não indígena, buscando uma perspectiva de construção de futuro, em harmonia com seus valores tradicionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,32MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar não indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eurocentrismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guarani/Kaiowá | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diferentes saberes | pt_BR |
Título: dc.title | IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA COMUNIDADE PIRÁKUA EM BELA VISTA, MS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO.pdf | IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA COMUNIDADE PIRÁKUA EM BELA VISTA, MS. | 2,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572905/2/IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons