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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, ALLAN BECKMANN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-19T17:42:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-19T17:42:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Allan Beckmann Costa - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572823 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta do presente texto é, através dos conceitos de consciência histórica, cultura histórica, aprendizagem histórica e código disciplinar, realizar uma análise entre as narrativas e posicionamentos dos estudantes do 2° ano do ensino médio de um colégio da rede privada de Curitiba, frente a questões contemporâneas, tais como: migração, movimentos separatistas e identidade de gênero; frente às práticas, métodos, metodologias e orientações próprias do colégio, quanto ao seu fazer pedagógico. Através de um questionário com questões objetivas (quantitativas) e dissertativas (qualitativas) e utilizando a escala Likert para mensurar o valor das respostas, os estudantes se posicionaram e atribuíram sentido histórico frente a alguns temas propostos, demonstrando como operam seus conhecimentos, opiniões e posicionamentos, articulando noções de tempo. O intuito foi propiciar uma análise que permitisse vislumbrar quanto dos saberes e práticas do colégio permeiam o modo de pensar e agir dos estudantes, uma vez considerando que, enquanto sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, carregam consigo narrativas e olhares externos aos da escola. Neste sentido, a pesquisa colaborou para descontruir a ideia de que os professores são agentes únicos na formação dos educandos, confrontando a tese de que seriam vítimas de uma suposta intenção de inculcar nos alunos as ideologias próprias dos educadores. Complexa e resultado de um longo processo, a formação histórica de um indivíduo é construída: permeia e é permeada, por uma série de fatores a que são expostos consciente ou inconscientemente, tais como: a formação cultural recebida, a classe social pertencente, tipo de formação herdada pelos pais, influência midiática e redes sociais bem como o círculo social que se frequenta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1947 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Código disciplinar | pt_BR |
Título: dc.title | A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar - um estudo de caso em Curitiba-PR – PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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ALLAN Beckmann Costa vs defesa.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572823/2/ALLAN Beckmann Costa vs defesa.pdfDownload |
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