A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar - um estudo de caso em Curitiba-PR – PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossa - UEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, ALLAN BECKMANN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-19T17:42:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-19T17:42:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
identificador: dc.identifier.otherAllan Beckmann Costa - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572823-
Resumo: dc.description.abstractA proposta do presente texto é, através dos conceitos de consciência histórica, cultura histórica, aprendizagem histórica e código disciplinar, realizar uma análise entre as narrativas e posicionamentos dos estudantes do 2° ano do ensino médio de um colégio da rede privada de Curitiba, frente a questões contemporâneas, tais como: migração, movimentos separatistas e identidade de gênero; frente às práticas, métodos, metodologias e orientações próprias do colégio, quanto ao seu fazer pedagógico. Através de um questionário com questões objetivas (quantitativas) e dissertativas (qualitativas) e utilizando a escala Likert para mensurar o valor das respostas, os estudantes se posicionaram e atribuíram sentido histórico frente a alguns temas propostos, demonstrando como operam seus conhecimentos, opiniões e posicionamentos, articulando noções de tempo. O intuito foi propiciar uma análise que permitisse vislumbrar quanto dos saberes e práticas do colégio permeiam o modo de pensar e agir dos estudantes, uma vez considerando que, enquanto sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, carregam consigo narrativas e olhares externos aos da escola. Neste sentido, a pesquisa colaborou para descontruir a ideia de que os professores são agentes únicos na formação dos educandos, confrontando a tese de que seriam vítimas de uma suposta intenção de inculcar nos alunos as ideologias próprias dos educadores. Complexa e resultado de um longo processo, a formação histórica de um indivíduo é construída: permeia e é permeada, por uma série de fatores a que são expostos consciente ou inconscientemente, tais como: a formação cultural recebida, a classe social pertencente, tipo de formação herdada pelos pais, influência midiática e redes sociais bem como o círculo social que se frequenta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1947 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCódigo disciplinarpt_BR
Título: dc.titleA cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar - um estudo de caso em Curitiba-PR – PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Históriapt_BR
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