AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, SARITA SOUZA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-21T21:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-21T21:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherAS TIRAS DE CALVIN & HOBBES: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572819-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo verificar de que forma as tirinhas de Calvin & Hobbes podem contribuir, enquanto material didático formativo, para o saber histórico nas aulas de história da educação básica. Como metodologia, relacionamos pesquisa bibliográfica com a linguagem dos quadrinhos, já que se dá pela perspectiva de texto-imagem. Para tal intento foram estabelecidos diálogos que comunguem com a perspectiva da utilização viável das tiras na prática didática, como se apresentam nas obras de Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos. Além disso, sob o viés de Michel Foucault buscamos compreender as relações estabelecidas entre Calvin, sua família e a escola e as reações advindas dela. Presentes nos jornais desde fins do século XIX verifica-se que as tirinhas rapidamente caíram no gosto popular e se voltaram a uma gama de estilos e temáticas. Com sua linguagem específica, que alia a imagem ao texto com quadros justapostos indicando uma sequência narrativa, contribuem para relacionar os diferentes modos de pensar e agir de uma época e, mais que entreter e provocar o riso, elas podem ser utilizadas como fonte histórica e material didático nas aulas de história, pois suas significações geram, no leitor, um olhar mais atento a respeito do mundo que o cerca, conferindo seu teor crítico/político. Desse modo, o trabalho analisa as tiras de Bill Watterson e observa de que forma Calvin & Hobbes traduzem sua temporalidade enquanto sujeitos a partir da perspectiva ficcional. Para tanto, utilizamos a obra de Paul Ricoeur e Roger Chartier, cotejando os temas abordados pelos personagens, assim como a condição e a consciência histórica presentes nas tiras com suporte nos pressupostos elaborados por Jörn Rüsen e Luis Fernando Cerri. Os resultados apontam a importância do papel do professor enquanto mediador do conhecimento, bem como atestam as tiras como uma alternativa facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-as com outras fontes nas aulas de história da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,72MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTirinhaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalvin & Hobbespt_BR
Título: dc.titleAS TIRAS DE CALVIN & HOBBES: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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