Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, SARITA SOUZA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-21T21:28:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-21T21:28:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572819 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo verificar de que forma as tirinhas de Calvin & Hobbes podem contribuir, enquanto material didático formativo, para o saber histórico nas aulas de história da educação básica. Como metodologia, relacionamos pesquisa bibliográfica com a linguagem dos quadrinhos, já que se dá pela perspectiva de texto-imagem. Para tal intento foram estabelecidos diálogos que comunguem com a perspectiva da utilização viável das tiras na prática didática, como se apresentam nas obras de Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos. Além disso, sob o viés de Michel Foucault buscamos compreender as relações estabelecidas entre Calvin, sua família e a escola e as reações advindas dela. Presentes nos jornais desde fins do século XIX verifica-se que as tirinhas rapidamente caíram no gosto popular e se voltaram a uma gama de estilos e temáticas. Com sua linguagem específica, que alia a imagem ao texto com quadros justapostos indicando uma sequência narrativa, contribuem para relacionar os diferentes modos de pensar e agir de uma época e, mais que entreter e provocar o riso, elas podem ser utilizadas como fonte histórica e material didático nas aulas de história, pois suas significações geram, no leitor, um olhar mais atento a respeito do mundo que o cerca, conferindo seu teor crítico/político. Desse modo, o trabalho analisa as tiras de Bill Watterson e observa de que forma Calvin & Hobbes traduzem sua temporalidade enquanto sujeitos a partir da perspectiva ficcional. Para tanto, utilizamos a obra de Paul Ricoeur e Roger Chartier, cotejando os temas abordados pelos personagens, assim como a condição e a consciência histórica presentes nas tiras com suporte nos pressupostos elaborados por Jörn Rüsen e Luis Fernando Cerri. Os resultados apontam a importância do papel do professor enquanto mediador do conhecimento, bem como atestam as tiras como uma alternativa facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-as com outras fontes nas aulas de história da educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,72MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias e linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tirinhas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Calvin & Hobbes | pt_BR |
Título: dc.title | AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.pdf | AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 6,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572819/2/AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons