TEMPO, TERRITÓRIO E HISTÓRIA: PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO -KAIOWÁ E GUARANI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOMPANHONI, RODRIGO VAREIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-21T21:19:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-21T21:19:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherTEMPO, TERRITÓRIO E HISTÓRIA: PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO -KAIOWÁ E GUARANIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572818-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo das percepções de estudantes kaiowá e guarani a respeito do tempo e como esta categoria se apresenta como referência no cotidiano e em suas narrativas históricas. A intenção foi perceber as implicações da temporalidade kaiowá e guarani a partir do conceito nativo de Ára - tempo/espaço, procurando entender as dimensões desta temporalidade em suas narrativas históricas. A contraposição entre a temporalidade kaiowá e guarani com a temporalidade histórica eurocêntrica pode ser facilitadora na análise das representações indígenas presentes na historiografia brasileira e como estas representações estão inseridas nos livros didáticos. A proposta metodológica envolveu a realização de oficinas com essa temática, especialmente com a presença de professores pesquisadores e estudantes kaiowá e guarani. Os resultados destas análises foram incorporados em um material de apoio didático direcionado para professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, trazendo, a partir da discussão a respeito do tempo histórico, a cosmovisão dos Kaiowá e Guarani para a sala de aula, representada em sua percepção sobre o tempo. Desta forma, o estudo se embasou na proposta do ProfHistória, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino de História, tornando o professor um pesquisador das suas práticas para aproximar o conhecimento histórico produzido na academia aos conteúdos ministrados em sala de aula e, assim, transformar o ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,72MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁra (tempo/espaço)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKaiowá e Guaranipt_BR
Título: dc.titleTEMPO, TERRITÓRIO E HISTÓRIA: PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO -KAIOWÁ E GUARANIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons