Um caderno de atividades de ensino: quando a etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integrados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, Antônio Márcio de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-20T13:34:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-20T13:34:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-06-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacional etnomatematica no curso de eletrotécnica do IFSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572804-
Resumo: dc.description.abstractDebruçamo-nos, no presente estudo, sobre a discussão de propostas pedagógicas que visem utilizar os conhecimentos etnomatemáticos encontrados no cotidiano escolar de discentes e docentes do Curso Técnico em Eletrotécnica, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju. Sendo assim, o pressuposto teórico central da pesquisa científica de nossa pretensão elenca-se no âmbito da Etnomatemática e Educação Urbana, estando imerso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso posto, evidentemente, com vistas à construção de uma formação significativamente dotada de sentido para cada indivíduo, pessoal e coletivamente, alicerçada muito mais em uma didática nascida no mundo físico e estabelecida pelas relações socioculturais humanas, que está à volta, em nosso entorno, do que no plano das idealizações pelas idealizações, por vezes, absolutamente fabulosas, distantes da menor parcela de significados para um ensino-aprendizagem humano e não estático, não mecanicista. Nesse sentido, investigamos a possível eficácia de uma educação escolar materializada pela Etnomatemática, em relação ao ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Eletrotécnica do IFS, campus Aracaju, e com respeito ao primeiro ano letivo desta formação. Portanto, estamos a estudar os efeitos desse ensino sob a égide da Etnomatemática em específico curso técnico integrado, sendo o nosso objetivo geral dado por: elaborar uma proposta pedagógica pautada nos conceitos da Etnomatemática e de uma EPT fundada na formação humana integral voltada para o ensino de Matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica do IFS, campus Aracaju, na modalidade Integrado ao Ensino Médio – sendo tal objetivação atingida na forma de um Produto Educacional (PE). E, como uma pesquisa qualitativa que foi, fundamentada nos métodos qualitativos de pesquisa etnográfico e etnometodológico, via abordagem de um estudo de caso, os seus pressupostos instrumentais se deram através de pesquisa documental e de intervenção, das observações in situ, de conversas informais, dos questionários aplicados e entrevistas semiestruturadas executadas. Por conseguinte, a análise dos dados deu-se por intermédio da Análise do Discurso de linha francesa, mediante a criação de certas categorias de análise. Assim, em conclusão, evidenciamos que, (1º) de fato, é viável concretizar uma promoção didático-pedagógica (etnodidática, inclusive) através das Atividades de Ensino (AEs) que criamos (o nosso PE), conforme a análise dos dados empíricos demonstraram; (2º) por outro lado, não; não é viável tal promoção, se o docente da disciplina de Matemática I não desenvolver espaços de interdisciplinaridade, na direção de uma formação humana integral, com o professor de Eletricidade I, quando dos momentos de concretização das etapas de manipulação das AEs; e, por último, (3º) a promoção da nossa metodologia de ensino-aprendizagem, paralelamente, será exequível se, e somente se, houver um esforço pedagógico contínuo de docentes e alunos em superar estruturas institucionalmente fundamentadas na negação do etnoconhecimento próprio de cada grupo cultural em uma sala de aula; o que se constitui em uma resposta para, entre outras razões, o estranho e os limitados níveis de significados que o aprendizado de Matemática insiste em traduzir nas nossas vidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrotécnicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleUm caderno de atividades de ensino: quando a etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integradospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
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