Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, Antônio Márcio de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-20T13:34:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-20T13:34:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional etnomatematica no curso de eletrotécnica do IFS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572804 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Debruçamo-nos, no presente estudo, sobre a discussão de propostas pedagógicas que visem utilizar os conhecimentos etnomatemáticos encontrados no cotidiano escolar de discentes e docentes do Curso Técnico em Eletrotécnica, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju. Sendo assim, o pressuposto teórico central da pesquisa científica de nossa pretensão elenca-se no âmbito da Etnomatemática e Educação Urbana, estando imerso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso posto, evidentemente, com vistas à construção de uma formação significativamente dotada de sentido para cada indivíduo, pessoal e coletivamente, alicerçada muito mais em uma didática nascida no mundo físico e estabelecida pelas relações socioculturais humanas, que está à volta, em nosso entorno, do que no plano das idealizações pelas idealizações, por vezes, absolutamente fabulosas, distantes da menor parcela de significados para um ensino-aprendizagem humano e não estático, não mecanicista. Nesse sentido, investigamos a possível eficácia de uma educação escolar materializada pela Etnomatemática, em relação ao ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Eletrotécnica do IFS, campus Aracaju, e com respeito ao primeiro ano letivo desta formação. Portanto, estamos a estudar os efeitos desse ensino sob a égide da Etnomatemática em específico curso técnico integrado, sendo o nosso objetivo geral dado por: elaborar uma proposta pedagógica pautada nos conceitos da Etnomatemática e de uma EPT fundada na formação humana integral voltada para o ensino de Matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica do IFS, campus Aracaju, na modalidade Integrado ao Ensino Médio – sendo tal objetivação atingida na forma de um Produto Educacional (PE). E, como uma pesquisa qualitativa que foi, fundamentada nos métodos qualitativos de pesquisa etnográfico e etnometodológico, via abordagem de um estudo de caso, os seus pressupostos instrumentais se deram através de pesquisa documental e de intervenção, das observações in situ, de conversas informais, dos questionários aplicados e entrevistas semiestruturadas executadas. Por conseguinte, a análise dos dados deu-se por intermédio da Análise do Discurso de linha francesa, mediante a criação de certas categorias de análise. Assim, em conclusão, evidenciamos que, (1º) de fato, é viável concretizar uma promoção didático-pedagógica (etnodidática, inclusive) através das Atividades de Ensino (AEs) que criamos (o nosso PE), conforme a análise dos dados empíricos demonstraram; (2º) por outro lado, não; não é viável tal promoção, se o docente da disciplina de Matemática I não desenvolver espaços de interdisciplinaridade, na direção de uma formação humana integral, com o professor de Eletricidade I, quando dos momentos de concretização das etapas de manipulação das AEs; e, por último, (3º) a promoção da nossa metodologia de ensino-aprendizagem, paralelamente, será exequível se, e somente se, houver um esforço pedagógico contínuo de docentes e alunos em superar estruturas institucionalmente fundamentadas na negação do etnoconhecimento próprio de cada grupo cultural em uma sala de aula; o que se constitui em uma resposta para, entre outras razões, o estranho e os limitados níveis de significados que o aprendizado de Matemática insiste em traduzir nas nossas vidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrotécnica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Um caderno de atividades de ensino: quando a etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integrados | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons