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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MANFIO, RENATA ANDRADE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CIRINO, MARCELO MAIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-19T01:00:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-19T01:00:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_RENATA ANDRADE MANFIO UEL 2019 -PROFQUI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572791 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Desenvolvemos e avaliamos as contribuições de uma sequência didática (produto educacional) em seis aulas, consistindo no uso do simulador virtual Geometria Molecular da plataforma PheT. O objetivo principal desta aplicação foi desenvolver uma sequência didática que possibilitasse aos alunos uma ancoragem mais efetiva entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio do aluno, avaliando, desta forma, novas possibilidades de aprendizagem significativa, segundo Ausubel. A sequência didática consistiu de aulas práticas em sala de aula e aulas práticas realizadas no laboratório de informática da escola, e os sujeitos envolvidos na investigação foram alunos do primeiro ano do curso do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em Administração, de uma Escola Técnica do Estado de São Paulo (ETEC), na Cidade de Palmital. A primeira atividade desenvolvida pelos alunos nesta sequência didática foi a realização de ilustrações, solicitadas pela professora, de como eles imaginariam ser o formato das moléculas HCl, CS2, H2O, SO2, BF3, NH3, e CH4. Ao longo da sequência didática foram aplicados aos alunos um Pré-questionário, a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema; um Questionário com duas tarefas, a fim de avaliar a aprendizagem dos alunos sobre o tema após as aulas práticas; e um Questionário Final, a fim de avaliar a aceitação dos alunos ao software de simulação virtual Geometria Molecular. Através das respostas dos alunos ao pré-questionário e analisando as ilustrações, verificamos que os mesmos possuíam como importante subsunçor o conteúdo “formas geométricas”, adquirido ainda no Ensino Fundamental, em Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 814 K | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Molecular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional_RENATA ANDRADE MANFIO UEL 2019 -PROFQUI.pdf | Produto Educacional | 813,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572791/2/Produto Educacional_RENATA ANDRADE MANFIO UEL 2019 -PROFQUI.pdfDownload |
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