Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rfb Editora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ednilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-18T12:06:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-18T12:06:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.rfbeditora.com/catalogo | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem matemática no ensino de física: possibilidades e desafios | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572783 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico, como podemos inferir das reflexões de filósofos contemporâneos como Mario Bunge (1974/2013) e Ronald Giere (2004). Em suas reflexões, esses filósofos argumentam que a construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, a filosofia da modelagem matemática tem possibilitado nos últimos quarenta anos importantes discussões sobre ensino de ciências/física. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Modelagem matemática no ensino de física: possibilidades e desafios | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pesquisa e educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons