Modelagem matemática no ensino de física: possibilidades e desafios

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Autor(es): dc.contributorRfb Editorapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ednilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-18T12:06:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-18T12:06:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.rfbeditora.com/catalogo-
identificador: dc.identifier.otherModelagem matemática no ensino de física: possibilidades e desafiospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572783-
Resumo: dc.description.abstractA história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico, como podemos inferir das reflexões de filósofos contemporâneos como Mario Bunge (1974/2013) e Ronald Giere (2004). Em suas reflexões, esses filósofos argumentam que a construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, a filosofia da modelagem matemática tem possibilitado nos últimos quarenta anos importantes discussões sobre ensino de ciências/física.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Título: dc.titleModelagem matemática no ensino de física: possibilidades e desafiospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePesquisa e educaçãopt_BR
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