O EDUCAR PELA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSTIVANELLO, ADRIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-17T20:14:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-17T20:14:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO EDUCAR PELA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572767-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, vincula-se à linha de Pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar e propôs-se a analisar o ensino de História e o educar pela pesquisa, mais especificamente, a construção do conhecimento histórico por meio da metodologia de projetos, a partir da experiência de trabalho, desenvolvida no Ensino Fundamental de uma escola pública da rede básica de educação localizada no Município de Ponta Porã-MS. Buscamos aporte teórico para a análise, na historiografia e no campo da educação, para compreender as diferentes abordagens e práticas desta metodologia de ensino, as implicações na produção do conhecimento histórico no contexto escolar, assim como, as implicações dessa forma de ensinar História na formação da consciência histórica dos/as alunos/as. É uma pesquisa de caráter qualitativo e a produção de informações deu-se por meio da análise documental e aplicação de questionário, composto de questões abertas e fechadas, a professores/as do Ensino Fundamental da escola lócus da pesquisa. Foram utilizados os critérios, sob a técnica da observação direta extensiva e da observação documental, para que pudéssemos identificar as abordagens dos/as professores/as no uso da pesquisa como recurso didático nas aulas de História. As informações produzidas no decorrer desta dissertação nos permitiram uma fundamentação sobre a metodologia e a compreensão da relação que se estabeleceu entre os professore/as e está metodologia e entre os/as alunos/as e o conhecimento histórico. Deste modo, a pesquisa contribui com reflexões sobre propostas de ensino de história que visam qualificar a construção do conhecimento histórico e, principalmente, a consciência histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,40MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de projetospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Título: dc.titleO EDUCAR PELA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
O EDUCAR PELA PESQUISA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.pdfO EDUCAR PELA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS3.49 MBAdobe PDF/bitstream/capes/572767/2/O EDUCAR PELA PESQUISA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons