AS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMANARA, LARISSA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-17T19:58:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-17T19:58:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherAS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572766-
Resumo: dc.description.abstractOs livros didáticos são o principal suporte metodológico oferecido aos professores e alunos da Educação Básica no Brasil, já que são distribuídos gratuitamente pelo Estado brasileiro através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa dissertação teve por objetivo analisar como o Segundo Reinado no Brasil é abordado em três livros didáticos: Projeto Apoema (MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de, 2015); Projeto Mosaico (VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno, 2016); História: sociedade e cidadania (BOULOS JÚNIOR, Alfredo, 2015) utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e aprovados pelo PNLD de 2017 e propor metodologias referentes a formas de se trabalhar esse conteúdo em sala de aula. A pesquisa se desenvolveu mediante a realização de debates sobre o processo de construção dos guias do PNLD, discussões sobre como os conceitos de Monarquia, Parlamentarismo e República, considerados essenciais para a compreensão do conteúdo analisado, são trabalhados nos livros fonte da pesquisa, além de reflexões sobre o suporte metodológico oferecido aos professores contido no manual do professor. Após as análises feitas dos guias do PNLD é possível constatar que os mesmos tiveram papel importante no processo do aprimoramento da qualidade dos livros didáticos distribuídos às escolas públicas, mas também representam uma interferência do Estado sobre o que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Em relação aos conceitos os três livros apresentam falhas, mas cumprem com o papel de serem um dos suportes metodológicos de ensino para os professores que os utilizarem, mas não os únicos. Palavras-chave: Ensino de História; Estudantes indígenas; Identidade; Escola urbana; Educação Escolar de Indígenas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,23MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegundo Reinadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleAS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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