Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MANARA, LARISSA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-17T19:58:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-17T19:58:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572766 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os livros didáticos são o principal suporte metodológico oferecido aos professores e alunos da Educação Básica no Brasil, já que são distribuídos gratuitamente pelo Estado brasileiro através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa dissertação teve por objetivo analisar como o Segundo Reinado no Brasil é abordado em três livros didáticos: Projeto Apoema (MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de, 2015); Projeto Mosaico (VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno, 2016); História: sociedade e cidadania (BOULOS JÚNIOR, Alfredo, 2015) utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e aprovados pelo PNLD de 2017 e propor metodologias referentes a formas de se trabalhar esse conteúdo em sala de aula. A pesquisa se desenvolveu mediante a realização de debates sobre o processo de construção dos guias do PNLD, discussões sobre como os conceitos de Monarquia, Parlamentarismo e República, considerados essenciais para a compreensão do conteúdo analisado, são trabalhados nos livros fonte da pesquisa, além de reflexões sobre o suporte metodológico oferecido aos professores contido no manual do professor. Após as análises feitas dos guias do PNLD é possível constatar que os mesmos tiveram papel importante no processo do aprimoramento da qualidade dos livros didáticos distribuídos às escolas públicas, mas também representam uma interferência do Estado sobre o que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Em relação aos conceitos os três livros apresentam falhas, mas cumprem com o papel de serem um dos suportes metodológicos de ensino para os professores que os utilizarem, mas não os únicos. Palavras-chave: Ensino de História; Estudantes indígenas; Identidade; Escola urbana; Educação Escolar de Indígenas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,23MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segundo Reinado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | AS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572766/2/AS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons