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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco / ProfSocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Kelderlange Bezerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-17T15:29:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-17T15:29:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Material Didático | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572743 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sociologia apresenta uma série de especificidades enquanto disciplina na Educação Básica, algumas das quais constituem grandes desafios para o professor, que nem sempre consegue criar condições propícias para a aprendizagem dos seus conteúdos. Considero que para promover uma maior aproximação dos estudantes com a Sociologia é necessário que os docentes possam repensar sua prática e, consequentemente, reelaborar suas propostas de ensino, com metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e contextualizado com a realidade social contemporânea. Com a questão norteadora: “Como aproximar os estudantes da Sociologia, através do estímulo à participação ativa nas atividades propostas nessa disciplina?” esta pesquisa teve como objetivo demonstrar as possibilidades e alternativas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), enquanto instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem de Sociologia. Para tanto, tomei como referência a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, corroborada por outros autores como Paulo Freire e Martín-Barbero, segundo a qual a aprendizagem resulta de adaptações de natureza social, histórica e cultural, sendo dessa forma, impossível dissociá-la dos contextos em que ocorre. Os desafios mencionados foram detalhados e circunstanciados na pesquisa de campo, realizada em escolas do estado de Pernambuco, que balizou este estudo. Foram levantadas também contribuições de professores e especialistas, que subsidiaram o resultado concreto do trabalho empreendido. Com vistas a promover um diálogo entre as Ciências Sociais e a Educação, este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se na modalidade “Material Didático”, por meio do qual propus um Caderno de Atividades, intitulado “Sociologia Digital”, que constitui material de apoio para docentes de Sociologia no Ensino Médio. As atividades que compõem o Caderno, foram concebidas centralmente para uso das TDIC, enquanto ferramentas facilitadoras das transposições didáticas, priorizando a prática da pesquisa e a contextualização como princípios pedagógicos e fomentando a interação dentro e fora da sala de aula, de modo a oportunizar aprendizagens significativas dos conceitos, temas e teorias objeto da Sociologia. O Caderno (apêndice B) será disponibilizado para docentes em formato digital no portal Educapes e em plataformas vinculadas à Fundaj, ao Profsocio, à Secretaria de Educação de Pernambuco e ao IFPE. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 251 Kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática | - |
Título: dc.title | Tecnologias digitais da informação e comunicação no Ensino de Sociologia: uma mediação possível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
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