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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Tallys Newton Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-17T20:30:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-17T20:30:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572709 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A humanidade passou por diferentes transformações ao longo da história, na esfera das representações sociais, que modificaram o campo da realidade e subjetividade, configurando o sentido e significado do sujeito. Tais configurações proporcionaram o surgimento de diferentes teorias como preposição para justificar casualidades e dissonâncias no cotidiano. Historicamente, algumas teorias buscavam enquadrar o ser humano em padrões comportamentais que poderiam ser idealizados dentro de um quadro e conjunto atitudes, estes determinariam o que seriam considerados atos de normalidade ou anormalidade. Vieses eram exclusos nesta situação, como, por exemplo, costumes e valores adquiridos no meio comunitário ori-undos dos marcadores culturais de determinado meio ou comunidade. Para exemplificar tal citação, demos, por conseguinte, a loucura, que foi definida de diferentes maneiras ao longo da história, assim como seu tratamento, que teve diferentes formas de atuação, passando, atualmente, a ser alocada no discurso de saúde mental. Neste sentido, é importante destacar a importância da pluralidade cultural, que é um resultado das lutas sociais, históricas e políticas dos mo-vimentos sociais, no que diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convi-vem em um mesmo ambiente. A pluralidade, como veremos nos primeiros estudos desta obra, busca explicitar a diversidade étnica e cultural que com-põe a sociedade, compreendendo suas relações, os marcadores de desi-gualdades socioeconômicos, além de apontar transformações necessárias ao meio social. Tais pressupostos oferecem elementos para valorização das diferenças étnicas, culturais, respeito, expressão, diversidade, dignidade e construção da identidade. Compreender a pluralidade cultural possibilita a reconfiguração da aprendizagem e incorpora a aprendizagem significativa, através da relação criada no significado entre os elementos com a estrutura da matéria, por in-termédio das informações obtidas. Todavia, estas possibilitam uma nova or-ganização progressiva, que explora as estruturas cognitivas e categoriza o conhecimento. Tais artefatos são relevantes para o desenvolvimento pesso-al, podendo proporcionar diferentes benefícios, como, por exemplo, as dife-rentes intervenções e estratégias no ambiente de trabalho. Neste âmbito, destaca-se que o ambiente de trabalho envolve condi-ções, organizações e relações, concatenando-se em uma atividade física e intelectual, a qual dá sentido e significado a vida do homem. Tem o caráter produtivo, de manutenção, de subsistência e de satisfação. É também um marcador de horário e envolve conhecimento, habilidades e atitudes, propor-cionando integração, civilização, economia e existência, ao passo que tem como produto a realização pessoal. Porém, o excesso ou ausência e as dife-rentes circunstâncias e demandas, assim como as condições, organizações e relações podem prejudicar a saúde mental. Neste sentido, são importantes modelos de intervenção que bus-quem a qualidade de vida como pressuposto básico para a promoção da sa-úde. Destacam-se diferentes métodos e práticas, neste âmbito, que cabem ao profissional de psicologia que, através do olhar terapêutico, podem identi-ficar estratégias e ferramentas de atuação, avaliação e intervenção. É impor-tante destacar que, tais elementos, citados anteriormente, não inibem a di-nâmica do cotidiano, e a adversidade continua em cenário aberto e contínuo em nosso processo de finitude, já que essa, para alguns teóricos, é a única certeza que temos. Neste aspecto, de acordo com o discurso abordado anteriormente, explicitando assim a construção de tais argumentos e falas, a obra “A Psico-logia em Diferentes Contextos e Condições 2” aborda questões inerentes à “cultura”, “aprendizagem”, "trabalho", “saúde”, “qualidade de vida” e “finitu-de”. Já o volume 1, também organizado pelo mesmo autor, aborda outros contextos da psicologia que foram selecionados pensando no eixo do “de-senvolvimento humano”. Fica, aqui, um contive ao retorno para à leitura e apreciação do primeiro volume. Por fim, a coletânea “A Psicologia em Diferentes Contextos e Condi-ções 2” explora a pluralidade e construção teórica na psicologia através de estudos, em diferentes contextos e condições, realizados em instituições e organizações de ensino superior, no âmbito nacional e internacional. Como pesquisador, ressalto a relevância da divulgação e construção contínua do conhecimento científico em benefício do desenvolvimento social. Portanto, destaco a Atena Editora como uma plataforma consolidada e confiável, em âmbito nacional e internacional, para que estes pesquisadores explorem e divulguem suas pesquisas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia em Diferentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Condições | pt_BR |
Título: dc.title | A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições 2.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572709/1/A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições 2.pdfDownload |
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