A história da cidade de Duque de Caxias: entre oficinas e jogos didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSANT´ANA, Ronaldo Elói da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-17T16:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-17T16:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA história da cidade de Duque de Caxias: entre oficinas e jogos didáticos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572704-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a fazer uso de métodos de ensino de história como a utilização de fontes históricas, o emprego da História Local, de aulas-oficinas e do lúdico em sala de aula. Com o auxílio do conceito de consciência histórica trabalhado por Jörn Rüsen, a presente proposta de ensino tem como pressuposto básico criar situações didáticas nas quais os alunos possam identificar parte do processo científico de construção histórica e ainda contribuir com a estruturação da percepção de sua própria historicidade e da historicidade da localidade em que habitam. Para tanto, teremos a cidade de Duque de Caxias como objeto e contexto para ilustrar esta proposta de ensino de História. Desta forma, vamos propor que a aplicação desta proposta de ensino seja destinada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública ou privada da cidade estudada, pois faremos relações com temas da história geral que são abordados na série citada. Utilizaremos também a abordagem micro para a concepção do local como categoria de análise, pois a micro-história pode produzir efeitos de reconhecimento e sensibilização nos discentes para questões que não são contempladas pela análise macro. Como as aulas-oficinas precisam da participação ativa dos discentes, vamos propor também atividades ligadas ao exercício da cidadania. Pois conhecendo parte do processo histórico que resultou na realidade atual da cidade, acreditamos que será possível incentivar a atuação dos alunos como cidadãos e assim serão mais conscientes e capazes de agir em prol de mudanças que levem à melhoria da localidade.-
Tamanho: dc.format.extent23.270 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ensino de História. História Local. Jogos didáticos. Fontes históricas. Oficinas de História. Duque de Caxias-RJ.-
Título: dc.titleA história da cidade de Duque de Caxias: entre oficinas e jogos didáticos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons