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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLGA, SUELY TEIXEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T19:23:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T19:23:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572654 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar História para alunos e alunas dos anos iniciais (1º a 5º Anos da Educação Básica) é entendido, muitas vezes, como uma tarefa que não apresenta dificuldades. Porém, na prática, essa atividade requer, do profissional docente responsável por ela, alto grau de reflexão, uma vez que está lidando com a formação do cidadão. Assim sendo, e mediante observações realizadas no ambiente escolar, surgiu a presente pesquisa. Existem várias justificativas para o desenvolvimento de um trabalho nesses moldes, porém posso destacar o fato de a maioria das pesquisas realizadas nos Mestrados Acadêmicos se voltar para as formas de ensinar História e se desenvolver a partir das salas de aula dos anos finais (6º a 9º Anos) e/ou ensino médio. Aqui, são priorizados os objetivos do ensino e as turmas nas quais as crianças estabelecem os primeiros contatos com essa disciplina, muitas vezes determinante para a relação que manterão com ela ao longo da vida. Além disso, a pesquisa propõe dar uma resposta fundamentada em dados objetivos aos questionamentos feitos pelas colegas professoras dessas turmas sobre como ensinar História de forma menos enfadonha para elas e suas crianças. Os objetivos do trabalho, nesse sentido, foram investigar as práticas de ensino de História desenvolvidas nessas salas de aula e sugerir estratégias que favorecessem a construção do conhecimento histórico a partir da elaboração de material didático proporcionador de condições para auxiliar o aluno/a aluna a pensar historicamente. Para tentar responder à questão problema – como tornar significativo o processo ensino-aprendizagem em História nos anos iniciais? – a hipótese era que a história local poderia ser o objeto a partir do qual os alunos e alunas poderiam aprender a pensar historicamente. A metodologia contou, inicialmente, com uma pesquisa bibliográfica; depois, o trabalho de consulta e análise das fontes (documentos legais da educação nacional, projeto político-pedagógico da escola campo de pesquisa, questionários, planos de aula e diários de campo) dialogando com os referenciais teórico-metodológicos permitiu alcançar, não conclusões, posto que a discussão ainda carece amplamente de pesquisas, mas inferências que apontam rumos e possibilidades para o ensino de História nos anos iniciais. Sobre a hipótese do uso da história local, infere-se que seu uso é eficaz quando se quer formar um cidadão crítico e atuante, uma vez que ela aproxima as crianças do seu cotidiano e permite à escola sistematizar as experiências extramuros, demonstrando que os acontecimentos denominados históricos afetam não apenas a sua localidade, mas se ligam a outros contextos. À proposição de elaborar o material didático/objeto de aprendizagem, responde-se com a ideia de um museu portátil sobre a história do bairro. O produto foi pensado de forma que permita aos alunos e alunas aprender História como se faz História – ou seja, questionando, argumentando e construindo novos conhecimentos a partir de problemáticas específicas, historicizadas e verificadas em diferentes fontes de pesquisa. Esse modelo de material propõe garantir que as crianças percebam o processo histórico sendo construído a partir das ações de todas as pessoas, que todos os dias tomam decisões, se posicionam diante dos acontecimentos e participam da construção do grupo social no qual se encontram inseridas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino. Aprendizagem Significativa. Ensino de História nos Anos Iniciais. | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA LOCAL COMO UM CAMINHO PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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