Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Perciliano, Michele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T18:18:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T18:18:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória Unespar_Michele Perciliano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572647 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho discute e apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da música como recurso didático no ensino de História tomando como referência a obra do rapper brasileiro Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A escolha do referido artista deveu-se ao fato de suas músicas e demais atividades artísticas possuírem grande aceitação por parte da juventude brasileira, independentemente da classe social a que estes pertencem. Além disso, suas composições mencionam e problematizam aspectos da história da diáspora africana e da história do negro no Brasil em diferentes períodos e contextos, tais como as revoltas escravas, o cotidiano da escravidão, a desigualdade social, a discriminação, etc. A análise das canções foi feita a partir da leitura da historiografia sobre a História da diáspora negra no Brasil bem como a partir dos autores ligados à denominada Nova História Cultural. A partir da seleção de um conjunto de canções produzimos uma sequência de atividades didáticas para ser utilizada pelos professores das disciplinas de Humanas, sobretudo História e Sociologia, em harmonia com a aplicabilidade da Lei 10.639/03 - que instituiu o ensino de História da África e cultura afro-brasileira na educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emicida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rap | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rip Rop | pt_BR |
Título: dc.title | No ritmo e na rima: ensinando História e Sociologia a partir da música do rapper Emicida | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória Unespar_Michele Perciliano.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572647/2/Dissertação ProfHistória Unespar_Michele Perciliano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons