
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDO, VASCONCELOS BENEVIDES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T17:36:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T17:36:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572644 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata-se do embasamento teórico-metodológico da cartilha, anexa a este trabalho, intitulada A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano - projeto de intervenção em Educação Patrimonial. Ela é um produto pedagógico exigido pelo Mestrado Profissional em Ensino de História como trabalho final de conclusão do curso. O formato de cartilha foi escolhido por ser mais acessível e ter linguagem de fácil compreensão. O trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem o objetivo de contribuir com o Ensino de História tendo como referência o conceito de consciência histórica, do historiador alemão Jörn Rüsen (2007). De acordo com ele, a finalidade do Ensino de História é formar indivíduos conscientes que são sujeitos históricos, ou seja, que possuem papel social. A teoria corrobora com os documentos que legislam a educação básica no Brasil, a qual a História está inserida enquanto disciplina escolar, que apontam a formação do cidadão como objetivo da mesma. Seguindo esses preceitos, a cartilha constitui um projeto possível de ser aplicado em turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental de escolas de Fortaleza, podendo ser desenvolvido pelo professor de História com o apoio da instituição de ensino em que leciona. A proposta, experienciada em uma escola particular da capital cearense, tem como objeto de reflexão o antigo Farol do Mucuripe, que foi empregado como recurso didático para a aprendizagem da História e o exercício da cidadania. O projeto estimula a problematização, por parte dos alunos, do atual estado de abandono e deterioração do prédio localizado na comunidade Serviluz, bairro Cais do Porto, levando-os a analisarem a importância histórica do Farol e a proporem soluções para a situação da edificação. Ao longo da execução, os estudantes respondem a perguntas como: Por que o prédio deve ser preservado? Que utilização deve ser dada a ele? A aplicação do projeto se dá utilizando os preceitos da Educação Patrimonial enquanto metodologia didática, ou seja, identificação, registro e valorização do patrimônio histórico. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória;Ensino de História; consciência histórica; Educação Patrimonial; Cidadania. | pt_BR |
| Título: dc.title | O Farol do Mucuripe iluminando o Ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons