“É O PODER, O MUNDO É DE QUEM FAZ”: UMA REFLEXÃO SOBRE O ANDROCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUCILA, BARBALHO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-16T18:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-16T18:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572638-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de História para alunas (os) do Ensino Médio é uma tarefa que apresenta desafios e que exige reflexão da (o) docente, uma vez que está ligada a formação cidadã de outra (o) individua (o). Mediante observações realizadas no ambiente escolar, surgiu a presente pesquisa, que tem como objetivo propor a construção de uma abordagem de gênero em sala de aula, como crítica ao androcentrismo no espaço escolar. Para isso, tomamos como base o conceito de Androcentrismo sob a ótica de Charlotte Gilman; o significado atribuído por Bárbara Solomon ao termo Empoderamento; as discussões pertinentes ao campo de pesquisa Ensino de História, a partir do olhar de Maria Schmidt, Kátia Abud e Circe Bittencourt; os escritos de Michelle Perrot, Mary Del Priore, Carla Bassanezi Pinsky, Margareth Rago e Joana Maria Pedro sobre a área História das Mulheres; e a teoria proposta por Antoni Zabala sobre Sequência didática. A metodologia aplicada contou com um levantamento bibliográfico, uma análise de documentos legais ligados à educação básica nacional, a confecção de um relato etnográfico da escola e, como produto final, a produção de um material didático, vinculado à uma sequência didática. Ao longo do nosso trabalho, foi possível enxergar que oportunizar a ascensão das mulheres é promover mudanças nas práticas sociais patriarcais enraizadas em nossas relações e nos diversos âmbitos institucionais, que se desvelam no cotidiano.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Androcentrismo. História do Ensino de História. História no Ensino Médio. História das Mulheres. Feminicídio.pt_BR
Título: dc.title“É O PODER, O MUNDO É DE QUEM FAZ”: UMA REFLEXÃO SOBRE O ANDROCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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