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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | KALIENE, ALESSANDRA RODRIGUES DE PAIVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T18:28:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T18:28:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572637 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi elaborado a partir da necessidade em tornar o ensino de história mais significativo para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Teve como objeto de estudo a Escola Estadual Instituto Ary Parreiras localizada no bairro do Alecrim, na cidade do Natal/RN e teve por objetivo discutir o espaço escolar como lugar de memória, sob o enfoque da relação entre ensino de História e Educação Patrimonial. O método de pesquisa histórico que o fundamentou foi o da Nova História Cultural, por meio dele foi possível examinar as percepções dos alunos para com os elementos físicos e materiais que compõem a escola como lugar de memória e fonte de produção do conhecimento histórico dentro de uma abordagem cultural. Para esta análise, foi aplicado, como primeiro procedimento da pesquisa um questionário diagnóstico que mapeou o perfil dos alunos e, posteriormente, como segundo procedimento para coleta dos dados, utilizou fotografias de épocas distintas desta instituição como um suporte de memórias e costumes, através das quais se investigou a relação dos sujeitos com a cultura material escolar, interpretou os discursos e intencionalidades presentes nos diferentes contextos de produção das imagens. Como produto da investigação científica deste trabalho, foi criado o Memorial Virtual Interativo do IAP, o qual ofereceu um suporte digital aos documentos físicos da instituição, organizando-os de forma dinâmica, promovendo uma experiência baseada na cultura digital, diferentemente da tradicional, que necessitava de um suporte material e um espaço delimitado pré-definido para poder existir e dar significado ao patrimônio. A criação dessa ferramenta educacional agregou experiência histórica inovadora, valorizando a escola enquanto lugar de memória e dando protagonismo ao aluno a partir da visão histórica direcionada para as vivências e experiências culturais dos sujeitos escolares do século passado e do século XXI. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História. Educação Patrimonial. Espaço de memória. Memorial Virtual. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e Educação Patrimonial na Escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória – Natal/RN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAAO_FC_CORRIGIDA_2019.pdf | texto | 4,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572637/2/DISSERTAAO_FC_CORRIGIDA_2019.pdfDownload |
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