Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ILDEGARDE, ELOUISE ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T18:13:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T18:13:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572635 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar como, a partir da construção da biografia de Maria Madalena Antunes Pereira, o professor de História pode articular conteúdos e procedimentos de ensino na sua ação docente na Escola Básica. A intensão é demonstrar como os estudos biográficos podem ser usados em sala de aula, tanto para entender a relação entre as histórias individuais e as histórias coletivas, quanto para compreender tempos e espaços diferentes. Por se tratar de uma dissertação apresentada a um mestrado profissionalizante em ensino de História, torna-se necessário vincular a discussão histórica propriamente dita com a ação docente desenvolvida em sala de aula. Almejando atender a esse critério, o trabalho consta de três etapas: a construção biográfica de Madalena Antunes; a discussão da presença da biografia em sala de aula, a partir dessa personagem; e, finalmente, a construção de um endereço eletrônico fruto do trabalho realizado nas etapas anteriores. Em um primeiro momento, buscamos analisar a trajetória de Madalena Antunes, desde o local de partida de suas narrações, a cidade de Ceará-Mirim, até a sua construção enquanto escritora, analisando ainda os aspectos histórico-literários de sua obra, o “Oiteiro”, principal fonte analisada. Em seguida, buscamos fazer uma relação entre a questão do Ensino de História, gênero e biografia, com o intuito de verificar as potencialidades trazidas por estes elementos ao ensino da referida disciplina. Foi elaborada uma biografia de Madalena Antunes a partir de temáticas específicas apresentadas em seu livro e com esta, no âmbito da educação básica, não se pretende repetir uma história das elites locais, mas sim analisar a atuação de uma mulher que viveu em uma sociedade patriarcal, buscando captar a maneira como ela percebia o papel das mulheres naquela sociedade e como ela se relacionava com pessoas de outros segmentos sociais. Busca-se, assim, utilizar a trajetória de Madalena como um fio condutor na compreensão das relações estabelecidas entre os diferentes grupos sociais existentes em Ceará-Mirim em fins do século XIX. Por fim, foi apresentada as etapas de elaboração e resultado do produto final deste trabalho, um memorial eletrônico, disponibilizado em uma plataforma gratuita na Rede Mundial de Computadores, em que apresentamos um espaço de estudos e de diálogos sobre Madalena Antunes e sua obra. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Madalena Antunes; Biografia; Ensino de História. | - |
Título: dc.title | CEARÁ-MIRIM DE MADALENA ANTUNES: CAMINHOS PARA O TRABALHO BIOGRÁFICO NO ENSINO DE HISTÓRIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
IldegardeAlves.pdf | Texto | 3,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572635/2/IldegardeAlves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons