Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEANDRO MACIEL SIMÕES, ACÁCIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-16T16:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-16T16:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572632-
Resumo: dc.description.abstractInserido no campo de pesquisa sobre Ensino de História, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a aprendizagem histórica por meio da análise de fontes históricas textuais disponíveis em ambientes digitais. Tal demanda foi identificada através da investigação dos usos que os estudantes da Escola Estadual e Ensino Médio Dr. César Cals, em Fortaleza – CE, fazem da internet em seu cotidiano, especialmente por meio de smartphones. Com a constatação de que os estudantes usam as informações acessadas on-line inclusive para seus estudos, admite-se que a qualificação desse uso deve ser uma das tarefas da educação escolar. Para tanto, no âmbito do Ensino de História, defende-se que o exercício de procedimentos do fazer do historiador em situações de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais ativa (crítico-genética) que passiva (tradicional e exemplar). Nesse sentido, esta dissertação propõe um conjunto de atividades de análise de fontes históricas escritas disponíveis on-line e que estão sistematizadas em um “Fontímetro” – uma ferramenta didática concentrada no exercício e melhoria de habilidades dos estudantes e que pode ser usado combinado aos mais diversos conteúdos históricos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de história; consciência histórica; fontes históricas; educação escolar; Fontímetro.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons