Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Grygena Targino Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T15:15:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T15:15:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - GRYGENA TARGINO MOREIRA RODRIGUES - DISSERTAÇÃO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572630 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Dissertação aborda o Ensino de Sociologia em escolas públicas estaduais no município de João Pessoa/PB. No decorrer deste trabalho foram analisados os principais desafios que os docentes enfrentam em seu cotidiano nas escolas, com ênfase para o desenvolvimento da prática pedagógica, os recursos e estratégias didáticas utilizadas, com destaque para o Livro Didático, a formação docente, a relação professor-aluno e a opinião dos discentes sobre a disciplina de Sociologia. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica a partir de autores que se debruçam sobre o Ensino de Sociologia, como também de documentos oficiais a fim de respaldar o percurso da disciplina até sua entrada nos currículos oficiais do Ensino Médio brasileiro, assim como nas novas determinações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho destacamos um capítulo propositivo com reflexões, a partir de referenciais teóricos e da observação efetuada nas escolas-campo, voltadas para o aperfeiçoamento do fazer docente e, consequentemente, para a melhoria do aprendizado dos alunos. Esta pesquisa objetiva retratar e analisar como o Ensino de Sociologia vem se legitimando nas escolas e as perspectivas sobre a sua continuidade no currículo brasileiro. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3.003KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | - |
Título: dc.title | O ensino de Sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons