MEMES HISTÓRICOS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMICHELLE ALVARES ANDRADE, ALESSANDRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-16T14:01:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-16T14:01:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherMEMES HISTÓRICOS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572624-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que utiliza memes históricos como ferramentas didáticas a favor do Ensino de História. Mediante reflexões a respeito da prática docente utilizada na Educação Básica, no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – este trabalho discute novas metodologias e ferramentas didáticas que podem tornar o Ensino de História atrativo, dinâmico e significante para o aluno do Ensino Fundamental. Para atingir este propósito, o objeto de estudo escolhido é o trabalho de análise e produção de memes históricos por meio de da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a qual está pauta no uso mídias e de tecnologia através de celulares na educação. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude, se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e produção do conteúdo midiático. A metodologia utilizada neste trabalho inclui atividades diagnósticas desenvolvidas com os alunos do 8º e 9º da E.E. Myriam Coeli, análise e produção de memes históricos que são abrigados em um blog educativo, local onde se desenvolve o Ensino Híbrido sendo este o produto didático-pedagógico desta dissertação. Como resultados da implantação desta proposta, conclui-se que escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação entre os temas históricos e os memes, incorporando-os às práticas educacionais, possibilitando uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs através dos celulares.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Mídias; Metodologias Ativas; Meme; Blogpt_BR
Título: dc.titleMEMES HISTÓRICOS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons