OS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE DADOS ACADÊMICOS E A GESTÃO EDUCACIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWolff, Denise Luzia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-15T21:20:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-15T21:20:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://documentos.poa.ifrs.edu.br/uploads/r/biblioteca-clovis-vergara-marques-4/4/b/8/4b88296a850d8e03123a87b55dd43f7297b9eaebf2ba7abd73840e68bb6bc701/DENISE_LUZIA_WOLFF.pdf-
identificador: dc.identifier.otherOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE DADOS ACADÊMICOS E A GESTÃO EDUCACIONAL: o caso do Instituto Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572584-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa baseou-se em um estudo de caso, a partir da problemática de como a gestão educacional do IFRS pode ser impactada pelos sistemas de gestão acadêmica. Traçamos como objetivos, de forma geral, a análise de como os sistemas impactam a gestão democrática da instituição e especificamente a compreensão de que a realidade histórica da instituição levou à multiplicidade de sistemas de gerenciamento acadêmico, as dificuldades enfrentadas pelos diferentes grupos de gestores por não ter um sistema de gerenciamento eficiente, as perspectivas e expectativas na adoção de um sistema integrado de gestão e a importância dos sistemas informatizados na implementação de programas e políticas públicas, que propiciou discussões sobre a gestão da Instituição. Permitiu assim o monitoramento e avaliação da gestão em um sentido mais amplo, mas também respeitando as particularidades internas. A implementação de sistemas informatizados de gestão acadêmica constitui-se numa política pública e por isso a metodologia de trabalho baseou-se no ciclo de políticas de Ball e Bowe (2001, 2002, 2011) e Mainardes (2006, 2011) que a partir dos contextos de influência, da produção de textos e da prática, permitiram analisar a implementação da política. Nesta pesquisa estes contextos envolveram a análise da conjuntura, tais como o histórico da educação profissional no Brasil, destacando a criação dos Institutos Federais e a consolidação desta política pública, o processo de implantação de sistemas informatizados, bem como a reflexão sobre a concepção de gestão e os processos decisórios que envolveram a definição de um sistema de gerenciamento acadêmico. O percurso metodológico partiu de uma pesquisa qualitativa e descritiva que baseou-se em um estudo de caso. Utilizamos a pesquisa documental de documentos legais, normativas, pareceres, textos e discursos e a revisão bibliográfica sobre a concepção e modelos de gestão, da educação profissional no Brasil e sobre a instituição pesquisada, além disso, fizemos uma pesquisa, através de trabalhos relacionados, sobre modelos de gestão educacional, a partir de teóricos como Lima, Paro, Luck, Luckesi, Amaral, Comerlatto, entre outros e sobre sistemas de gerenciamento e sistemas integrados, utilizando-se também de teóricos importantes como Lévy, Castells, Laudon e Laudon, Davenport, etc. Para a coleta de dados utilizou-se o método survey que envolveu a realização de entrevistas e aplicação de questionário com gestores e a partir de suas reflexões, realizamos a análise do impacto e da importância do conhecimento e acesso aos dados e informações, através de um sistema seguro e eficiente pelos gestores. Como produto desta análise apresentamos um roteiro com orientações para a implantação de sistemas de gestão que visa contribuir para a implementação de políticas de modernização tecnológica, na perspectiva da gestão democrática e poderá pautar o planejamento e a eficácia de programas e políticas públicas a serem implementados em instituições de ensino.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectciclo de políticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgestão educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsistemas de gerenciamento acadêmicopt_BR
Título: dc.titleOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE DADOS ACADÊMICOS E A GESTÃO EDUCACIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Informática na Educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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