Para além dos museus: por um ensino de História Patrimonial a partir do Palácio Rio Negro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Thiago Lisboa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-15T18:59:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-15T18:59:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPara além dos museus: por um ensino de História Patrimonial a partir do Palácio Rio Negro-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572515-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresenta uma proposta de educação, na qual o patrimônio é o principal elemento articulador das aulas. Dessa forma, esse trabalho se propôs a uma ação de Educação Patrimonial com a criação de Caixas de Memória de um objeto que pode ser material ou imaterial. Para a sua realização usamos como elemento patrimonial articulador o Museu Palácio Rio Negro (MPRN), devido o mesmo permitir uma melhor afinação com o currículo do nono ano da rede municipal de Petrópolis. Além disso, o Palácio Rio Negro é o elemento principal de uma história silenciada: a “Petrópolis republicana”, que foi um período importante e marcante na cidade, mas que sobre o qual não há muitas pesquisas. Essa dissertação teve como produto final uma Caixa de História”, criada pelos alunos. Essa Caixa é composta de três documentos, nove fichas e nove exercícios que podem aumentar de tamanho através da inclusão de novos documentos, além de poder ser replicada para outros objetos, sendo uma experiência surpreendente do ponto de vista pedagógico, pois permitiu que temas aparentemente distantes se tornassem próximos aos alunos e extremamente cativantes.-
Tamanho: dc.format.extent7.674 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação Patrimonial. Patrimônio, acervos e museus. Espaços de memória. Palácio Rio Negro. Petrópolis-
Título: dc.titlePara além dos museus: por um ensino de História Patrimonial a partir do Palácio Rio Negro-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons