Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Harley Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-15T14:38:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-15T14:38:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTUDANDO ASTRONOMIA: CONHECENDO AS ESTAÇÕES DO ANO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572513 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar Astronomia nunca foi tarefa fácil simples, visto que os conteúdos se apresentam muito abstratos, demandando reflexões e interpretações complexas, como no caso das noções de escala, muito diferentes das usualmente utilizadas. Isso gera falta de compreensão tanto para os professores quanto para os alunos. Ademais, existem dificuldades práticas, que residem no fato de as aulas, em sua maioria, ocorrerem no período diurno, impossibilitando aos educandos realizarem observação direta de muitos corpos celestes como, estrelas, constelações e planetas. Além dessas dificuldades, a literatura mostra que há deficiências na formação inicial de professores Ciências relacionadas aos conteúdos de Astronomia. A partir dessa contextualização, reconhecemos a necessidade de pensar uma proposta pedagógica que pudesse oferecer subsídios teóricos e práticos a professores de Ciências do Ensino Fundamental – anos finais, no processo de ensino de conteúdos astronômicos, ditos abstratos e de difícil compreensão, como no caso das Estações do Ano, visto que segundo os levantamentos realizados e registrados em nossa dissertação de Mestrado poucos trabalhos abordam o ensino de tal temática à luz das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, justificando a importência do presente material. Assim, considerando o relevante papel dos conteúdos astronômicos na educação científica dos alunos, bem como as contribuições da utilização pedagógica das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no ensino, sistematizamos um vídeo animado educacional com o objetivo de favorecer o ensino do conteúdo ‘Estações do Ano’ no escopo do Ensino Fundamental – anos finais. Esta Produção Técnica Educacional está apoiada em teóricos que norteiam a utilização e elaboração de vídeos educacionais no âmbito da sala de aula (MORAN, 1993; MORAN, 1995; CARNEIRO, 1997; LIMA, 2001; VICENTINI; DOMINGUES, 2008; VASCONCELOS; LEÃO, 2009; ROCATO, 2009), além de reflexões a partir de documentos oficiais como os Paramêtros Curriculares Nacionais (1997), as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica do Paraná (2008), e a Base Nacional Comum Curricular (2016), além de diversas literaturas pertinentes à pesquisa, entre as quais citamos Alfabetização Científica, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), Modelo TPACK, uso de vídeos no ensino e na aprendizagem, entre outros. O vídeo educacional em questão foi inicialmente submetido a docentes da Educação Básica que atuam no Ensino de Ciências a fim de que os mesmos avaliassem-no e emitissem pareceres evidenciando possíveis benefícios do material, bem como falhas, lacunas e sugestões. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes) o leitor encontrará detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde as revisões bibliográficas até a sistematização do referido vídeo educacional. Na seção seguinte, apresentamos uma síntese do arcabouço teórico-metodológico que fundamentou a sistematização de nosso vídeo educacional. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura! Prof. Me. Harley Lucas dos Santos | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,648 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Astronomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estações do Ano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Estudando Astronomia: Conhecendo as Estações do Ano. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: