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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paciência, Renilson Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-15T13:21:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-15T13:21:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ABRIGO DOS FILHOS DO POVO: ENTRE OS LABIRINTOS DO ARQUIVO E DA SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572512 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca conhecer a história do Abrigo dos Filhos do Povo, estabelecido na encruzilhada da Estrada da Liberdade com a Rua São Cristóvão, na Liberdade, em Salvador, Bahia. Desde 1918, constitui o ponto de encontro de meninos e meninas, durante o dia, nos primeiros passos do percurso escolar e, à noite, a estação de transbordo de jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras, cruzando a cidade no sentido do caminho das letras, interrompido tantas vezes e permanentemente precarizado. Um passado ainda presente dormita naquele lugar, tornado invisível, negligenciado na história contada. Há experiências, biografias, vozes de uma gente clamorosa por escolas, versões desconhecidas da história da escolarização, dialogantes com as inquietações, as necessidades do tempo presente e das populações negras. A investigação privilegia o período entre 1918 e 1936, da fundação até o malogrado plano de estadualização da instituição de ensino. A documentação produzida e analisada abarca os jornais circulantes no Brasil, que abrem possibilidades de exploração e entrecruzamento com outros documentos como livros, fotografias, processo cível e relatórios governamentais. Dessa matéria prima, exigência primeira para contar histórias através do texto historiográfico ou da aula na educação básica, propõe-se o ensaio do acontecimento protagonizado entre professor/professora e estudantes do curso noturno da Educação de Jovens e Adultos da referida instituição, na forma de sequência didática que historiciza a escola, as lutas longevas e repetidas a cada anoitecer pelo direito à educação, à cidadania e à história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar, Cidadania e identidade social; Abrigo dos Filhos do Povo; História das instituições escolares; Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | O ABRIGO DOS FILHOS DO POVO: ENTRE OS LABIRINTOS DO ARQUIVO E DA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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