O ABRIGO DOS FILHOS DO POVO: ENTRE OS LABIRINTOS DO ARQUIVO E DA SALA DE AULA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaciência, Renilson Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-15T13:21:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-15T13:21:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherO ABRIGO DOS FILHOS DO POVO: ENTRE OS LABIRINTOS DO ARQUIVO E DA SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572512-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca conhecer a história do Abrigo dos Filhos do Povo, estabelecido na encruzilhada da Estrada da Liberdade com a Rua São Cristóvão, na Liberdade, em Salvador, Bahia. Desde 1918, constitui o ponto de encontro de meninos e meninas, durante o dia, nos primeiros passos do percurso escolar e, à noite, a estação de transbordo de jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras, cruzando a cidade no sentido do caminho das letras, interrompido tantas vezes e permanentemente precarizado. Um passado ainda presente dormita naquele lugar, tornado invisível, negligenciado na história contada. Há experiências, biografias, vozes de uma gente clamorosa por escolas, versões desconhecidas da história da escolarização, dialogantes com as inquietações, as necessidades do tempo presente e das populações negras. A investigação privilegia o período entre 1918 e 1936, da fundação até o malogrado plano de estadualização da instituição de ensino. A documentação produzida e analisada abarca os jornais circulantes no Brasil, que abrem possibilidades de exploração e entrecruzamento com outros documentos como livros, fotografias, processo cível e relatórios governamentais. Dessa matéria prima, exigência primeira para contar histórias através do texto historiográfico ou da aula na educação básica, propõe-se o ensaio do acontecimento protagonizado entre professor/professora e estudantes do curso noturno da Educação de Jovens e Adultos da referida instituição, na forma de sequência didática que historiciza a escola, as lutas longevas e repetidas a cada anoitecer pelo direito à educação, à cidadania e à história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Saberes e práticas no espaço escolar, Cidadania e identidade social; Abrigo dos Filhos do Povo; História das instituições escolares; Educação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleO ABRIGO DOS FILHOS DO POVO: ENTRE OS LABIRINTOS DO ARQUIVO E DA SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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