Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melissa Rossana de Oliveira Menezes, Msc. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gessika Cecilia Carvalho da Silva, Dra. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ana Paula Santos de Melo Fiori, Dra. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-15T12:53:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-15T12:53:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | pe_fp | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572511 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Curso de Formação de Professores para a inclusão escolar de alunos surdos foi elaborado no formato semipresencial, com carga horária total de 20 horas, sendo 18 horas de atividades a distância, com um Professor Tutor, e 2 horas destinadas a um encontro presencial no campus entre o Tradutor e Intérprete de Libras (TILS) e os participantes. Inicialmente, o protótipo foi desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle/IFAL. No entanto, este conteúdo pode ser replicado em outros ambientes virtuais de aprendizagem, consideradas as devidas adaptações. A organização da sala de aula no AVA apoiou-se no formato de grande grupo fixo por meio de participações individuais. A escolha por esse tipo de organização se deu em face da sua proposta de relação interativa, que possibilita ao professor tutor acompanhar a “elaboração, por parte do aprendiz, de representações pessoais sobre o conteúdo objeto de aprendizagem” (ZABALA, 1998, p.90). Conforme o Plano de Ensino, a formação foi organizada em três módulos, com uma temática específica para cada um. Os módulos consistem em apresentar, de forma breve e expositiva, os materiais informativos, orientações didáticas, vídeos, estudos de caso, periódicos e publicações, além das referências bibliográficas utilizadas no curso. Cada um destes módulos contém um fórum de discussão, como propósito de acompanhar, por meio da interlocução entre os participantes, a assimilação dos conteúdos abordados no curso e que possivelmente servirá para a prática educativa dos professores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.688 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
pe_fp.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572511/2/pe_fp.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons