FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoas - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT)-
Autor(es): dc.contributor.authorMelissa Rossana de Oliveira Menezes, Msc.-
Autor(es): dc.contributor.authorGessika Cecilia Carvalho da Silva, Dra.-
Autor(es): dc.contributor.authorAna Paula Santos de Melo Fiori, Dra.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-15T12:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-15T12:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherpe_fp-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572511-
Resumo: dc.description.abstractEste Curso de Formação de Professores para a inclusão escolar de alunos surdos foi elaborado no formato semipresencial, com carga horária total de 20 horas, sendo 18 horas de atividades a distância, com um Professor Tutor, e 2 horas destinadas a um encontro presencial no campus entre o Tradutor e Intérprete de Libras (TILS) e os participantes. Inicialmente, o protótipo foi desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle/IFAL. No entanto, este conteúdo pode ser replicado em outros ambientes virtuais de aprendizagem, consideradas as devidas adaptações. A organização da sala de aula no AVA apoiou-se no formato de grande grupo fixo por meio de participações individuais. A escolha por esse tipo de organização se deu em face da sua proposta de relação interativa, que possibilita ao professor tutor acompanhar a “elaboração, por parte do aprendiz, de representações pessoais sobre o conteúdo objeto de aprendizagem” (ZABALA, 1998, p.90). Conforme o Plano de Ensino, a formação foi organizada em três módulos, com uma temática específica para cada um. Os módulos consistem em apresentar, de forma breve e expositiva, os materiais informativos, orientações didáticas, vídeos, estudos de caso, periódicos e publicações, além das referências bibliográficas utilizadas no curso. Cada um destes módulos contém um fórum de discussão, como propósito de acompanhar, por meio da interlocução entre os participantes, a assimilação dos conteúdos abordados no curso e que possivelmente servirá para a prática educativa dos professores.-
Tamanho: dc.format.extent2.688-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos Surdos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Título: dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
pe_fp.pdf2,69 MBAdobe PDF/bitstream/capes/572511/2/pe_fp.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons