Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rissi, Debora Regina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-14T11:51:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-14T11:51:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | INTRODUÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572468 | - |
Resumo: dc.description.abstract | APRESENTAÇÃO DO GUIA DIDÁTICO Inúmeros são os estudos que apontam que os docentes de Ciências Naturais encontram dificuldades para ensinar determinados conteúdos (AUGUSTO; AMARAL, 2015; MALHEIRO; DINIZ, 2008; MORALES, 2014; NETO; AMARAL, 2011; SILVA; KRASILCHIK, 2013; UHMANN; ZANON, 2013). Acreditamos que essas dificuldades, em muitos casos, podem ser oriundas de vários motivos como: a extensa gama de contéudos; ao número reduzido de aulas; ao nível de abstração abordada para determinada faixa etária; a insegurança dos professores. Neste estudo, focaremos nas lacunas da formação inicial, haja vista que a graduação não contempla todos os conteúdos; quando os aborda, não é na totalidade e; tampouco, considera o desenvolvimento destes em sala de aula. Neste sentido partimos da seguinte questão investigativa: Quais conteúdos os professores de Ciências Naturais, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, encontram dificuldade em ensinar e quais conteúdos eles acreditam que os alunos encontram dificuldade em aprender? Considerando as respostas obtidas no diagnóstico inicial por meio de um breve questionário, elaboramos este Produto Técnico Educacional. Para tanto, selecionamos atividades presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas do Núcleo Regional de Cornélio Procópio que estavam relacionadas a alguns conteúdos indicados pelos professores. Para validá-lo, este Guia Didático foi implementado junto aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná que, em sua maioria, quando egressos, poderão atuar na rede pública estadual, por meio de contrato temporário ou não, assim como esta pesquisadora. Assim, este Guia Didático tem como objetivo geral disponibilizar atividades práticas diferenciadas para o ensino de conteúdos de Química, com a possibilidade de realizá-las em sala de aula, com materiais do cotidiano e de baixo custo, sem a necessidade de estar em um laboratório. Este foi detalhado em dois objetivos específicos, a saber: (1) Apresentar, de maneira breve, um texto sobre o conteúdo abordado em cada atividade; (2) Disponilizar atividades práticas de alguns conteúdos presentes em livros didáticos de Ciências. O livro didático é o recurso mais usado pelo professor – se não o único – em sala de aula. Um problema encontrado é que muitos professores ficam limitados a este recurso e não procuram utilizar outros materiais. Sendo assim, o Guia Didático é um instrumento a mais que o professor de Ciências poderá lançar mão para trabalhar conteúdos percebidos como “difíceis” de serem trabalhados. Vale ressaltar que esse material instrucional faz a complementação do livro didático, de modo a melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. De acordo com a CAPES (BRASIL, 2016), um Guia Didático é um material didático, textual e instrucional. Este material aborda assuntos pontuais em sua forma mais esclarecida e tem por objetivo auxiliar o professor na explicação de alguns conteúdos, geralmente indicando atividades a serem desenvolvidas posteriormente. Além disso, neste material podemos encontrar reflexões a respeito do assunto, acerca das atividades e da realização delas. A relevância desse Produto Técnico Educacional justifica-se, portanto, em contribuir com a formação continuada dos professores de Ciências por meio da utilização do Guia Didático, para que possam implementá-lo em sua prática docente, enriquecendo-a. Antes de iniciarmos com as atividades propriamente ditas, apresentamos no primeiro capítulo uma breve fundamentação teórica a respeito do ensino de Química e definimos os conceitos de atividades prática, experimental e laboratorial. No segundo capítulo encontramos as explicações relacionadas a importância das atividades práticas e ele é composto por algumas orientações que acreditamos serem importantes para que as práticas sejam realizadas com os devidos cuidados, de modo que sejam satisfatórias. No terceiro e último capítulo apresentamos as propostas de cinco atividades práticas retiradas e adaptadas de livros didáticos de Ciências. Posto isso, as atividades possuem a seguinte estrutura: I. Apresentação do conteúdo: abordamos o conteúdo com um breve texto explicativo. Utilizamos como referências os próprios livros didáticos de Ciências. II. Objetivo: explicamos o objetivo da atividade a ser desenvolvida. III. Descrição: descrevemos as atividades de modo a tornar sua realização e aplicação mais clara. Nessa descrição elencamos os materiais necessários, os procedimentos a serem seguidos, as sugestão de exercícios para serem resolvidos. Em algumas atividades ainda trazemos algumas informações extras aos professores como, por exemplo, cuidados, descarte de resíduos e dicas. As considerações finais retomam brevemente o motivo da elaboração do Guia Didático e seu objetivo. É ressaltado a realização das atividades com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de ser ter o espaço de um laboratório. Além do mais, evidenciamos os possíveis desdobramentos que este material pode ter. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 556KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia Didático | pt_BR |
Título: dc.title | INTRODUÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA: ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | Produção Técnica Educacional | 525,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572468/1/INTRODUÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons