Migrações: o caso dos refugiados

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Aline de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorScheuermann, Vitória Caroline Kraus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-13T22:38:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-13T22:38:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-
identificador: dc.identifier.otherEnsino Médio - Migraçõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572465-
Resumo: dc.description.abstractA mobilidade territorial caracteriza-se pela movimentação da população pelo espaço geográfico e faz deste movimento um dos principais vetores da organização do espaço geográfico. As finalidades dessas movimentações mudam ao longo da história das sociedades. Neste material, voltado para o Ensino Médio, apresentamos uma proposta didática para abordar a mobilidade territorial na perspectiva dos processos migratórios internacionais, abordando sobretudo os casos decorrentes das guerras e crises econômicas que marcaram o cenário mundial ns últimos anos. A proposta utilizou-se de diferentes linguagens para explorar a temática em questão e procurou-se entre habilidades e competências (BNCC, 2018): (1) Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica; (2) Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações e, (3) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo. Esta proposta didática foi elaborada com recursos do Programa Ciência na Escola e Ciência na Sociedade e tem como título: Migrações – o caso dos refugiados Esperamos que esse material sirva para auxiliar ao professor/a que busca novas possibilidades para o ensino-aprendizagem dos conteúdos e temas geográficos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent967 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectgeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrefugiadospt_BR
Título: dc.titleMigrações: o caso dos refugiadospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseGeografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
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