Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Gilberg Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Porto, Claudio Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-14T01:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-14T01:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequencia-Didatica-Proposta-PPGEduCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material contém uma Sequência Didática relacionada a conteúdos de Física Nuclear voltados para a Radioatividade e Energia Nuclear, com sugestão do uso da Metodologia Ativa, despertando a curiosidade do discente, lançando questionamentos sobre mitos e verdades, e, ao mesmo tempo, respeitando a autonomia dos docentes em relação ao processo de Ensino Aprendizagem no uso deste produto. Esta sequência foi criada a partir da experiência descrita na dissertação, que tem como título “Inserção do tema de Física Nuclear no Ensino Médio: Desconstruindo e construindo um novo olhar sobre Radioatividade e Energia Nuclear” e se constitui num Produto Educacional dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Maia Porto. Ela foi idealizada e aplicada pelo mestrando Gilberg Pereira de Silva, que, em sua trajetória educacional, foi aluno de escola pública municipal na periferia da cidade do Rio de Janeiro, no Ensino Fundamental; cursou Ensino Médio Técnico em Eletrônica da rede pública do Estado do Rio de Janeiro vinculada à FAETEC; fez graduação em Engenharia Mecânica, com Ênfase em Materiais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/IPRJ, e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção pela Faculdade de Pedagogia Afonso Cláudio – FAAC. Com essa sequência, o nosso objetivo principal é que você, professor(a), possa usufruir desta ferramenta educacional, aproximando o aluno dos tópicos da Física Nuclear, com objetos, atividades e ambientes do dia a dia, respeitando o incomensurável poder que o mesmo terá de enriquecer seu aprendizado mediado por ti, nessa etapa da educação. Será um prazer receber um retorno do que foi sua experiência após a aplicação deste material, seja para melhorias, troca de experiências ou simplesmente para sanar possíveis dúvidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1643 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Nuclear | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-Ação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | INSERÇÃO DO TEMA DE FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO: DESCONSTRUINDO E CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR SOBRE RADIOATIVIDADE E ENERGIA NUCLEAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física e Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequencia-Didatica-Proposta-PPGEduCIMAT.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572462/2/Sequencia-Didatica-Proposta-PPGEduCIMAT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons