INSERÇÃO DO TEMA DE FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO: DESCONSTRUINDO E CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR SOBRE RADIOATIVIDADE E ENERGIA NUCLEAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Gilberg Pereira da-
Autor(es): dc.contributor.authorPorto, Claudio Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-14T01:05:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-14T01:05:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
identificador: dc.identifier.otherSequencia-Didatica-Proposta-PPGEduCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572462-
Resumo: dc.description.abstractEste material contém uma Sequência Didática relacionada a conteúdos de Física Nuclear voltados para a Radioatividade e Energia Nuclear, com sugestão do uso da Metodologia Ativa, despertando a curiosidade do discente, lançando questionamentos sobre mitos e verdades, e, ao mesmo tempo, respeitando a autonomia dos docentes em relação ao processo de Ensino Aprendizagem no uso deste produto. Esta sequência foi criada a partir da experiência descrita na dissertação, que tem como título “Inserção do tema de Física Nuclear no Ensino Médio: Desconstruindo e construindo um novo olhar sobre Radioatividade e Energia Nuclear” e se constitui num Produto Educacional dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Maia Porto. Ela foi idealizada e aplicada pelo mestrando Gilberg Pereira de Silva, que, em sua trajetória educacional, foi aluno de escola pública municipal na periferia da cidade do Rio de Janeiro, no Ensino Fundamental; cursou Ensino Médio Técnico em Eletrônica da rede pública do Estado do Rio de Janeiro vinculada à FAETEC; fez graduação em Engenharia Mecânica, com Ênfase em Materiais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/IPRJ, e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção pela Faculdade de Pedagogia Afonso Cláudio – FAAC. Com essa sequência, o nosso objetivo principal é que você, professor(a), possa usufruir desta ferramenta educacional, aproximando o aluno dos tópicos da Física Nuclear, com objetos, atividades e ambientes do dia a dia, respeitando o incomensurável poder que o mesmo terá de enriquecer seu aprendizado mediado por ti, nessa etapa da educação. Será um prazer receber um retorno do que foi sua experiência após a aplicação deste material, seja para melhorias, troca de experiências ou simplesmente para sanar possíveis dúvidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1643 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnergia Nuclearpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-Açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Título: dc.titleINSERÇÃO DO TEMA DE FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO: DESCONSTRUINDO E CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR SOBRE RADIOATIVIDADE E ENERGIA NUCLEARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica e Químicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons