Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Filho, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-14T00:34:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-14T00:34:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto mestradopaulo. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572461 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos o produto da pesquisa intitulada O PAPEL DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL FLUMINENSE. Este produto se constitui como um material para auxiliar a organização para a execução das Feiras de Ciências, bem como das possíveis atividades de Alfabetização Científica que a ela possam estar relacionadas. No estabelecimento de ensino pesquisado, o Colégio Estadual João Köpke, situado no município de Engenheiro Paulo de Frontin – RJ, atualmente as atividades das Feiras de Ciências, como aproximações a produções científicas escolares estão relacionados às disciplinas de Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química. No Brasil, desde o início deste século, os estudos sobre o Ensino de Ciências e dentro deste, a abordagem C.T.S. e a realização da Alfabetização Científica, têm se intensificado. De forma bastante esclarecedora e produtiva, estudos tais como os de Vitor (2016); Rolan (2016); Araújo (2015); Menezes, Rossignoli e Santos (2013); Sasseron e Carvalho (2011); Delizoicov et.al. (2009); Krasilchik e Marandino (2007); Chassot (2006); Teixeira (2003); Auler (2003); Santos e Mortimer (2002), entre muitos outros, têm contribuído para o entendimento da problemática relacionada à reflexão acerca da realização da Alfabetização Científica, numa perspectiva da abordagem de acordo com a tendência de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) também conhecida como Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA).A principal proposição dos currículos com ênfase em na perspectiva CTS é possibilitar ao cidadão: agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas; Através de uma integração entre educação científica, tecnológica e social, onde os conteúdos científicos e tecnológicos sejam estudados juntamente com uma discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos. A influência das Feiras de Ciências como elemento de melhoria do Ensino de Ciências tem sido comprovada a cada ano em diferentes lugares, nestas atividades os estudantes podem realizar projetos de investigação científica e os professores podem buscar formas de atualização de sua prática docente. As atividades de Feiras de Ciências se revelam boas práticas, diante dos problemas existentes em nossa sociedade conforme estudamos em Moraes (2016), problemas que uma vez observados, podem se constituir em projetos e trabalhos verdadeiramente inéditos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1120 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Feiras da Ciência, Ensino Médio, Perspectiva Multidimensional, Alfabetização Científica. | pt_BR |
Título: dc.title | O PAPEL DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL FLUMINENSE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto mestradopaulo..pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572461/2/produto mestradopaulo..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons