O PAPEL DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL FLUMINENSE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFilho, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-14T00:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-14T00:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherproduto mestradopaulo.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572461-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos o produto da pesquisa intitulada O PAPEL DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL FLUMINENSE. Este produto se constitui como um material para auxiliar a organização para a execução das Feiras de Ciências, bem como das possíveis atividades de Alfabetização Científica que a ela possam estar relacionadas. No estabelecimento de ensino pesquisado, o Colégio Estadual João Köpke, situado no município de Engenheiro Paulo de Frontin – RJ, atualmente as atividades das Feiras de Ciências, como aproximações a produções científicas escolares estão relacionados às disciplinas de Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química. No Brasil, desde o início deste século, os estudos sobre o Ensino de Ciências e dentro deste, a abordagem C.T.S. e a realização da Alfabetização Científica, têm se intensificado. De forma bastante esclarecedora e produtiva, estudos tais como os de Vitor (2016); Rolan (2016); Araújo (2015); Menezes, Rossignoli e Santos (2013); Sasseron e Carvalho (2011); Delizoicov et.al. (2009); Krasilchik e Marandino (2007); Chassot (2006); Teixeira (2003); Auler (2003); Santos e Mortimer (2002), entre muitos outros, têm contribuído para o entendimento da problemática relacionada à reflexão acerca da realização da Alfabetização Científica, numa perspectiva da abordagem de acordo com a tendência de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) também conhecida como Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA).A principal proposição dos currículos com ênfase em na perspectiva CTS é possibilitar ao cidadão: agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas; Através de uma integração entre educação científica, tecnológica e social, onde os conteúdos científicos e tecnológicos sejam estudados juntamente com uma discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos. A influência das Feiras de Ciências como elemento de melhoria do Ensino de Ciências tem sido comprovada a cada ano em diferentes lugares, nestas atividades os estudantes podem realizar projetos de investigação científica e os professores podem buscar formas de atualização de sua prática docente. As atividades de Feiras de Ciências se revelam boas práticas, diante dos problemas existentes em nossa sociedade conforme estudamos em Moraes (2016), problemas que uma vez observados, podem se constituir em projetos e trabalhos verdadeiramente inéditos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1120 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFeiras da Ciência, Ensino Médio, Perspectiva Multidimensional, Alfabetização Científica.pt_BR
Título: dc.titleO PAPEL DA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL FLUMINENSEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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