A Temática Quilombola em Sala de Aula: Aprendendo História do Brasil com as postagens da Comunidade Paiol de Telha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sonia Marcia dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-13T21:20:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-13T21:20:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-13-
identificador: dc.identifier.otherA disciplina de História é indicada como uma das mais adequadas para os trabalhos que possibilitem a efetivação da lei 10.639/2003. Neste sentido, a presente pesquisa teve como norteadoras as questões: de que maneira podemos abordar a temática quilombola em escolas regulares? Como colaborar com a referida lei no ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em sala de aula? A metodologia utilizada baseia-se no paradigma da pesquisa qualitativa em educação com a produção de unidades didáticas e visava pensar e elaborar práticas pedagógicas que façam sentido para os estudantes e proporcionem uma aprendizagem mais significativa, com o uso das tecnologias e das redes sociais. Durante o desenvolvimento, uma extensa pesquisa bibliográfica serviu para fundamentar o conceito de quilombo e posteriormente foram consultadas as publicações da comunidade Paiol de Telha no Facebook durante um período de seis meses. Após este levantamento inicial, foram selecionadas cinco postagens que serviram como mote para a copt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572451-
Resumo: dc.description.abstractA disciplina de História é indicada como uma das mais adequadas para os trabalhos que possibilitem a efetivação da lei 10.639/2003. Neste sentido, a presente pesquisa teve como norteadoras as questões: de que maneira podemos abordar a temática quilombola em escolas regulares? Como colaborar com a referida lei no ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em sala de aula? A metodologia utilizada baseia-se no paradigma da pesquisa qualitativa em educação com a produção de unidades didáticas e visava pensar e elaborar práticas pedagógicas que façam sentido para os estudantes e proporcionem uma aprendizagem mais significativa, com o uso das tecnologias e das redes sociais. Durante o desenvolvimento, uma extensa pesquisa bibliográfica serviu para fundamentar o conceito de quilombo e posteriormente foram consultadas as publicações da comunidade Paiol de Telha no Facebook durante um período de seis meses. Após este levantamento inicial, foram selecionadas cinco postagens que serviram como mote para a construção de unidades temáticas. O princípio focal desta seleção foi elencar temas que permitissem dar visibilidade aos quilombolas enquanto sujeitos históricos que mantiveram ao longo do tempo suas referências ancestrais e saberes. Ao encerrar a escrita desta dissertação, podemos concluir que a utilização das tecnologias associada a uma análise de postagens em redes sociais torna a aprendizagem mais significativa e permite a exploração de temas quilombolas e africanas em escolas de ensino regular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.143 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação para as relações étnica-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFacebookpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPorfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomunidade quilombola Paiol de Telhapt_BR
Título: dc.titleA Temática Quilombola em Sala de Aula: Aprendendo História do Brasil com as postagens da Comunidade Paiol de Telhapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
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