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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sonia Marcia dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-13T21:20:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-13T21:20:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | A disciplina de História é indicada como uma das mais adequadas para os trabalhos que possibilitem a efetivação da lei 10.639/2003. Neste sentido, a presente pesquisa teve como norteadoras as questões: de que maneira podemos abordar a temática quilombola em escolas regulares? Como colaborar com a referida lei no ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em sala de aula? A metodologia utilizada baseia-se no paradigma da pesquisa qualitativa em educação com a produção de unidades didáticas e visava pensar e elaborar práticas pedagógicas que façam sentido para os estudantes e proporcionem uma aprendizagem mais significativa, com o uso das tecnologias e das redes sociais. Durante o desenvolvimento, uma extensa pesquisa bibliográfica serviu para fundamentar o conceito de quilombo e posteriormente foram consultadas as publicações da comunidade Paiol de Telha no Facebook durante um período de seis meses. Após este levantamento inicial, foram selecionadas cinco postagens que serviram como mote para a co | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572451 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A disciplina de História é indicada como uma das mais adequadas para os trabalhos que possibilitem a efetivação da lei 10.639/2003. Neste sentido, a presente pesquisa teve como norteadoras as questões: de que maneira podemos abordar a temática quilombola em escolas regulares? Como colaborar com a referida lei no ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em sala de aula? A metodologia utilizada baseia-se no paradigma da pesquisa qualitativa em educação com a produção de unidades didáticas e visava pensar e elaborar práticas pedagógicas que façam sentido para os estudantes e proporcionem uma aprendizagem mais significativa, com o uso das tecnologias e das redes sociais. Durante o desenvolvimento, uma extensa pesquisa bibliográfica serviu para fundamentar o conceito de quilombo e posteriormente foram consultadas as publicações da comunidade Paiol de Telha no Facebook durante um período de seis meses. Após este levantamento inicial, foram selecionadas cinco postagens que serviram como mote para a construção de unidades temáticas. O princípio focal desta seleção foi elencar temas que permitissem dar visibilidade aos quilombolas enquanto sujeitos históricos que mantiveram ao longo do tempo suas referências ancestrais e saberes. Ao encerrar a escrita desta dissertação, podemos concluir que a utilização das tecnologias associada a uma análise de postagens em redes sociais torna a aprendizagem mais significativa e permite a exploração de temas quilombolas e africanas em escolas de ensino regular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.143 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação para as relações étnica-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | PorfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | comunidade quilombola Paiol de Telha | pt_BR |
Título: dc.title | A Temática Quilombola em Sala de Aula: Aprendendo História do Brasil com as postagens da Comunidade Paiol de Telha | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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