Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Anderson Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-13T21:02:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-13T21:02:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_MaisVideosMenos | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572449 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como principal objetivo analisar questões em torno do uso e produção de fontes audiovisuais e da realização de atividades de pesquisa sobre o conceito histórico "Regime Militar Brasileiro", por meio de uma pesquisa participante efetuada junto a uma turma de alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual Acy de Barros. O problema principal consistiu em identificar quais elementos de sua cultura os alunos concluintes do ensino médio recorrem quando estão aprendendo História. A partir disso, utilizou-se o método das aulas-oficinas, de acordo com a perspectiva de Isabel Barca (2004), com o objetivo de estimular a aprendizagem da História, por meio do uso e produção de fontes históricas utilizando os celulares (smartphones) como recurso didático. Como atividade de culminância deste processo de ensino-aprendizagem em história, os alunos construíram produtos audiovisuais de curta duração, em diferentes formatos, sobre temáticas relacionadas ao conceito histórico "Regime Militar". | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,75 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Fontes Audiovisuais; Pesquisa-Ação; Regime Militar; Ensino Médio. | - |
Título: dc.title | "Mais vídeos, menos textos": ensino e aprendizagem em História e produções audiovisais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MaisVideosMenos.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572449/2/Dissertacao_MaisVideosMenos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons