Sala de Aula Invertida e o Ensino de Eletrodinâmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorPepe, Viviane Peixoto-
Autor(es): dc.contributor.authorAugé, Pierre Schwartz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-13T20:47:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-13T20:47:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/viviane_produtodidatico.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherVivianePepe_Produto Didático-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572447-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi elaborado em forma de uma sequência didática, com o intuito de promover a aprendizagem de conteúdos de eletrodinâmica de maneira significativa. A sequência didática foi desenvolvida com base no método de ensino “Sala de Aula Invertida” (Apêndice II) e está alinhada com as propostas do material didático do edebê (Rede Salesiana) a ser aplicado na 2ª etapa (segundo trimestre) do 3º ano do nível médio. Para esse fim, a sequência didática se baseia em 12 momentos que articula abordagens ativas em prol de alunos mais dinâmicos e interativos que venham a ser protagonistas no processo de ensino e aprendizagem a fim de buscar a aprendizagem significativa segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (Apêndice IV). Nestes, destacamos o uso de: questionários de sondagem de conhecimento, mapas mentais e conceituais (Apêndice I), simuladores PHET (Apêndice III), jogos Online, atividades/ problemas, seminários, vídeo aulas e prova escrita como instrumentos de ensino e avaliativos. Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 3° ano do Ensino Médio regular da rede privada no Estado do Rio de Janeiro. O conteúdo foi abordado de forma a utilizar as novas tecnologias (TDIC’s) como ferramenta auxiliar no processo da construção do conhecimento, buscando levar o discente a desenvolver suas habilidades partindo sempre por um conhecimento prévio, já que, além de ser instigado, deverá refletir sobre o tema abordado, ativar esquemas e confrontar possibilidades de resposta, mobilizando o conhecimento adquirido e suas estruturas cognitivas.-
Tamanho: dc.format.extent70 páginas-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula Invertida-
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleSala de Aula Invertida e o Ensino de Eletrodinâmica-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons