Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pepe, Viviane Peixoto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Augé, Pierre Schwartz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-13T20:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-13T20:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/viviane_produtodidatico.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | VivianePepe_Produto Didático | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572447 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado em forma de uma sequência didática, com o intuito de promover a aprendizagem de conteúdos de eletrodinâmica de maneira significativa. A sequência didática foi desenvolvida com base no método de ensino “Sala de Aula Invertida” (Apêndice II) e está alinhada com as propostas do material didático do edebê (Rede Salesiana) a ser aplicado na 2ª etapa (segundo trimestre) do 3º ano do nível médio. Para esse fim, a sequência didática se baseia em 12 momentos que articula abordagens ativas em prol de alunos mais dinâmicos e interativos que venham a ser protagonistas no processo de ensino e aprendizagem a fim de buscar a aprendizagem significativa segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (Apêndice IV). Nestes, destacamos o uso de: questionários de sondagem de conhecimento, mapas mentais e conceituais (Apêndice I), simuladores PHET (Apêndice III), jogos Online, atividades/ problemas, seminários, vídeo aulas e prova escrita como instrumentos de ensino e avaliativos. Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 3° ano do Ensino Médio regular da rede privada no Estado do Rio de Janeiro. O conteúdo foi abordado de forma a utilizar as novas tecnologias (TDIC’s) como ferramenta auxiliar no processo da construção do conhecimento, buscando levar o discente a desenvolver suas habilidades partindo sempre por um conhecimento prévio, já que, além de ser instigado, deverá refletir sobre o tema abordado, ativar esquemas e confrontar possibilidades de resposta, mobilizando o conhecimento adquirido e suas estruturas cognitivas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 70 páginas | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Aula Invertida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Título: dc.title | Sala de Aula Invertida e o Ensino de Eletrodinâmica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons