
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Rafael Elias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-13T20:28:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-13T20:28:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | dissertação_Rafael Ferreira | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572445 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Considerando a educação brasileira como sendo construtora de um discurso educacional hegemônico, no sentido de reproduzir estereótipos para com as populações afrobrasileiras, objetiva-se com este estudo dialogar com as poesias narrativas de Pelé do Manifesto, no intento de promover reflexões em espaço escolar acerca das consciências históricas, bem como das identidades históricas, que suas composições podem vir a engendrar. O trato metodológico desenvolvido por esta pesquisa enveredou pela análise das letras composições musicais do "rapper", bem como em entrevistas por ele concedidas, além da execução de um projeto de intervenção pedagógica que permitiu a aplicação de suas letras em espaço escolar. Desse modo, observou-se a potencialidade das composições musicais do gênero Rap, de autoria de Pelé do Manifesto, como sendo fecundas no processo de construção de identidades históricas, o que nos permite concluir que a música do gênero Rap mobiliza saberes históricos – que são resultantes de experiências de vida prática – e apresenta-se como uma linguagem didática fecunda no ensino de História, contribuindo para o despertar de uma afinidade identitária junto às populações afrobrasileiras. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,81 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Narrativas; Rap; Consciência Histórica; Identidade Histórica; Educação Básica; ProfHistoria. | - |
| Título: dc.title | Da Rima à Raça: narrativa, rap e consciência histórica na poesia de Pelé do Manifesto. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| dissertação_Rafael Ferreira.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572445/2/dissertação_Rafael Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons