ENTRE VÉUS E DESVELAMENTOS: PROPOSTAS DE ABORDAGENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES ISLÂMICAS NA SALA DE AULA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Rúbia Caroline Sousa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T20:28:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T20:28:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherENTRE VÉUS E DESVELAMENTOS: PROPOSTAS DE ABORDAGENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES ISLÂMICAS NA SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572409-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo abordar as discussões e dinâmicas envolvendo a questão do véu islâmico (hijab), no sentido de evidenciar os discursos variados e as disputas políticas e culturais em torno da prática do uso do véu, percebidos dentro de um escopo maior de relações entre o Oriente e Ocidente, relações de gênero, religião e política. A partir do debate sobre o véu, foi elaborada uma sequência didática para aulas de História no Ensino Fundamental II, visando promover reflexões acerca das representações criadas sobre os papéis sociais, culturais e políticos atribuídos às mulheres muçulmanas dentro e fora do espaço que hoje conhecemos como Oriente Médio, discutindo também as reações ocidentais contemporâneas acerca do véu, em particular no caso francês, e por último evidenciando a participação ativa das mulheres nesta discussão, expressada por meio de de resistências, transgressões, busca por diálogos e negociações em relação às práticas e lógicas sociais nas quais se encontram inseridas. A sequência busca dessa forma, tentar explorar uma abordagem diferenciada sobre o tema e que, de certo modo, contribua para ampliar e trazer mais complexidade aos debates envolvendo grandes temas presentes no currículo escolar, como o surgimento e expansão do Islã, Imperialismo, entre outros. Além disso, nossa intenção principal é que o material possa colaborar também para a potencialização das reflexões sobre diversidade, tolerância e multiculturalismo nas narrativas históricas que são construídas dentro e fora do espaço escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent108 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania e identidade socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIslãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVéu islâmicopt_BR
Título: dc.titleENTRE VÉUS E DESVELAMENTOS: PROPOSTAS DE ABORDAGENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES ISLÂMICAS NA SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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