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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Rúbia Caroline Sousa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-11T20:28:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-11T20:28:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENTRE VÉUS E DESVELAMENTOS: PROPOSTAS DE ABORDAGENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES ISLÂMICAS NA SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572409 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo abordar as discussões e dinâmicas envolvendo a questão do véu islâmico (hijab), no sentido de evidenciar os discursos variados e as disputas políticas e culturais em torno da prática do uso do véu, percebidos dentro de um escopo maior de relações entre o Oriente e Ocidente, relações de gênero, religião e política. A partir do debate sobre o véu, foi elaborada uma sequência didática para aulas de História no Ensino Fundamental II, visando promover reflexões acerca das representações criadas sobre os papéis sociais, culturais e políticos atribuídos às mulheres muçulmanas dentro e fora do espaço que hoje conhecemos como Oriente Médio, discutindo também as reações ocidentais contemporâneas acerca do véu, em particular no caso francês, e por último evidenciando a participação ativa das mulheres nesta discussão, expressada por meio de de resistências, transgressões, busca por diálogos e negociações em relação às práticas e lógicas sociais nas quais se encontram inseridas. A sequência busca dessa forma, tentar explorar uma abordagem diferenciada sobre o tema e que, de certo modo, contribua para ampliar e trazer mais complexidade aos debates envolvendo grandes temas presentes no currículo escolar, como o surgimento e expansão do Islã, Imperialismo, entre outros. Além disso, nossa intenção principal é que o material possa colaborar também para a potencialização das reflexões sobre diversidade, tolerância e multiculturalismo nas narrativas históricas que são construídas dentro e fora do espaço escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 108 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e identidade social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Islã | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Véu islâmico | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE VÉUS E DESVELAMENTOS: PROPOSTAS DE ABORDAGENS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES ISLÂMICAS NA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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rubia caroline sousa de moraes.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572409/2/rubia caroline sousa de moraes.pdfDownload |
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