Oficinas Integradoras: buscando caminhos para atuação de equipes multiprofissionais no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCristiani, Hembecker Bonfim-
Autor(es): dc.contributor.authorAlberes, de Siqueira Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T20:21:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T20:21:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.otherOFICINAS INTEGRADORAS_BONFIM_CAVALCANTIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572408-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto da dissertação de mestrado profissional intitulada “A Construção do Ensino Médio Integrado no IFMA campus Buri􀆟cupu: um olhar pedagógico sobre a equipe multiprofissional.” Realizada através do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo deste produto educacional é contribuir para a atuação de Equipes Multiprofissionais de modo que possam atuar na construção do Ensino Médio Integrado. As Oficinas Integradoras propõem um caminho viável para que as Equipes Multiprofissionais possam atuar de forma mais coesa e bem sucedida no Ensino Médio Integrado, contribuindo assim com a formação humana integral dos estudantes e a realização de uma proposta pedagógica de currículo integrado. Organizamos este material em três capítulos que se complementam. Primeiramente dispomos dos pressupostos teóricos que sustentam o Ensino Médio Integrado (EMI), conscientes das limitações deste produto, indicamos um aprofundamento nestas bases teóricas. No segundo capítulo, buscamos elucidar o papel das Equipes Multiprofissionais no Ensino Médio Integrado e sob quais pressupostos suas ações podem ser construídas. E finalmente, mostramos algumas possibilidades de temáticas a serem abordadas através de oficinas integradoras ao currículo, destacando três oficinas aplicadas no Ensino Médio Integrado. Em cada capítulo indicamos outros materiais para aprofundar o conhecimento e a formação continuada. Esperamos que as práticas vivenciadas e aqui expostas possam inspirar novas ações integradoras e contribuir com as Equipes Multiprofissionais no contexto do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22.044 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEquipe Multiprofissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleOficinas Integradoras: buscando caminhos para atuação de equipes multiprofissionais no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons