Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Galvani, Felipe Caruso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-11T19:06:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-11T19:06:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Entre Paisagens e Retratos: Os Espaços e Sujeitos na Memória, uma Proposta Local no Município de Amparo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572406 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aparato visual que caracteriza a sociedade brasileira, instaurado através do modelo nacional reproduzido pela cultura histórica, alimenta-se de uma série de produções imagéticas. Essas produções se utilizam de pressupostos bastante específicos moldando e designando olhares por lentes que recaem sobre o pitoresco das paisagens locais ou sobre o prisma da individualidade burguesa. Essas imagens são adotadas na formação e educação de nossa sociedade e das identidades coletivas ao longo da história, gerando modelos de subjetivação marcados por parâmetros filosóficos lineares e homogêneos. Esse projeto de sociedade promovido pela cultura visual controla o olhar, esconde elementos e restringe experiências; configura uma disputa narrativa sobre o passado entre o tipo de sujeito que recebe as luzes e a voz e aqueles que passam sorrateiramente marginalizados pelo discurso da história. Refletindo sobre o papel do passado como espaço de experiência e espelho dos sujeitos no presente através do ensino de história, essa dissertação busca afirmar a existência e impedir novas censuras dessas outras individualidades, tomando como base a construção da história local da cidade de Amparo, seus heróis celebrados e silenciados, buscando estabelecer uma maleabilidade para o passado. Sendo capaz de promover uma ação que situe novos elementos na história local, permitindo uma (des)localização do olhar e a construção de laços de pertencimento, através de um processo investigativo que abrange os olhares locais: pinturas, fotografias, arquitetura, museus e monumentos. Ao final, traz a superfície uma gama de experiências, memórias e documentos, que compartilhados com os estudantes através de oficinas em uma proposta didática aberta, voltada a educação social e representatividade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 223 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História - Estudo e Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio, museus | pt_BR |
Título: dc.title | Entre Paisagens e Retratos: Os Espaços e Sujeitos na Memória, uma Proposta Local no Município de Amparo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
felipe caruso galvani.pdf | 8,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572406/2/felipe caruso galvani.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons