REVISIONISMO, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR – POR UMA PRÁTICA POLITIZANTE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGenari, Élton Rigotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T18:52:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T18:52:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherREVISIONISMO, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR – POR UMA PRÁTICA POLITIZANTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572405-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação investiga o papel do revisionismo conservador e as contradições da atuação da Comissão Nacional da Verdade nas disputas pelo estabelecimento de uma memória coletiva da Ditadura Civil-Militar do Brasil (1964-1985), e o seu lugar nos embates políticos atuais. A pesquisa constatou que a validação do regime ditatorial está ligada a publicações e republicações de uma série de autores conservadores, ganhando mais visibilidade e popularidade ao serem difundidas em segunda mão através da internet. Com auxílio de ferramentas de monitoramento do meio digital e resultados de pesquisas sobre as movimentações nas ruas dos últimos cinco anos, foi perceptível que essa difusão, articulada entre redes sociais, sites, blogs e vlogs, compõe um quadro discursivo mais amplo que sustenta as ideias das chamadas “novas direitas”. Também foi possível constatar que a polarização política e a naturalização de práticas autoritárias são, em parte, reflexos dos vinte e um anos de ditadura, e permanecem como entraves aos debates públicos e ao aprofundamento da democracia. O trabalho conclui que é central tratar de tais disputas envolvendo a ditadura em sala de aula, desenvolvendo nos estudantes um ferramental crítico para o manejo de recursos e informações digitais e também para o exame de narrativas sobre a ditadura. Para isso, oferece uma sequência didática que analisa diferentes fontes relacionadas à memória do período, especialmente três testemunhos presentes no livro Infância Roubada. O objetivo principal das atividades é, reconhecendo que as feridas ainda abertas pela ditadura e o caráter limítrofe das ações das Comissões na luta por justiça fragilizam a democracia brasileira, fomentar a análise crítica das ambiguidades desses processos históricos e políticos recentes. O interesse nisso também é estimular o desenvolvimento de uma memória que oriente ações pautadas em uma irredutível defesa dos Direitos Humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent139 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória do tempo presentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevisionismopt_BR
Título: dc.titleREVISIONISMO, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR – POR UMA PRÁTICA POLITIZANTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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