Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matiélo, Cesar Augusto dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-11T18:39:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-11T18:39:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | MUSEU PERMANENTE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, A MUSEOLOGIA SOCIAL E A HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572404 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho aqui presente busca estabelecer um diálogo entre essas transformações, e propor que a temática da História das Mulheres no Brasil possa usar os museus como meio, como ferramenta que se compromete com as pautas atuais de nossa sociedade e contribua com o aprimoramento do ensino de história. A ideia central aqui é fornecer suporte para que professores de história possam juntamente com seus alunos e toda a comunidade escolar, elaborar e realizar um museu na escola, e que dessa forma essa experiência possa somar com tantas outras práticas e reflexões que buscam, no limite, uma aula de história melhor. Uma aula capaz de estimular e produzir discursos de cidadania, diversidade, respeito, solidariedade, tolerância e paz. As reflexões, a renovação e as propostas ligadas ao ensino de história têm, sobretudo nas últimas décadas, se aproximado e se beneficiado de mudanças significativas que aconteceram nos campos da historiografia e da museologia. Por um lado, novas pesquisas, novas agendas e novas produções fizeram com que a historiografia ampliasse bastante uma categoria que interessa muito a este presente trabalho, a temática. Novos temas, juntamente com novas abordagens, permitiram uma inovação significativa também no ensino de história. Por outro lado, a museologia passou por transformações profundas nas últimas décadas e repensou o lugar dos museus. Através da museologia social, os museus passaram a ser vistos e usados também como instituições de função educativa, tornando-se uma ferramenta poderosa para pensar o processo de ensino e aprendizagem e o ensino de história. Contribuindo de maneira a ampliar e enriquecer os trabalhos acerca de conceitos como memória, identidade, representação e patrimônio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 144 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História das Mulheres | pt_BR |
Título: dc.title | MUSEU PERMANENTE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, A MUSEOLOGIA SOCIAL E A HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
cesar augusto do santos matielo.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572404/2/cesar augusto do santos matielo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons