MUSEU PERMANENTE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, A MUSEOLOGIA SOCIAL E A HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMatiélo, Cesar Augusto dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T18:39:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T18:39:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherMUSEU PERMANENTE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, A MUSEOLOGIA SOCIAL E A HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572404-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho aqui presente busca estabelecer um diálogo entre essas transformações, e propor que a temática da História das Mulheres no Brasil possa usar os museus como meio, como ferramenta que se compromete com as pautas atuais de nossa sociedade e contribua com o aprimoramento do ensino de história. A ideia central aqui é fornecer suporte para que professores de história possam juntamente com seus alunos e toda a comunidade escolar, elaborar e realizar um museu na escola, e que dessa forma essa experiência possa somar com tantas outras práticas e reflexões que buscam, no limite, uma aula de história melhor. Uma aula capaz de estimular e produzir discursos de cidadania, diversidade, respeito, solidariedade, tolerância e paz. As reflexões, a renovação e as propostas ligadas ao ensino de história têm, sobretudo nas últimas décadas, se aproximado e se beneficiado de mudanças significativas que aconteceram nos campos da historiografia e da museologia. Por um lado, novas pesquisas, novas agendas e novas produções fizeram com que a historiografia ampliasse bastante uma categoria que interessa muito a este presente trabalho, a temática. Novos temas, juntamente com novas abordagens, permitiram uma inovação significativa também no ensino de história. Por outro lado, a museologia passou por transformações profundas nas últimas décadas e repensou o lugar dos museus. Através da museologia social, os museus passaram a ser vistos e usados também como instituições de função educativa, tornando-se uma ferramenta poderosa para pensar o processo de ensino e aprendizagem e o ensino de história. Contribuindo de maneira a ampliar e enriquecer os trabalhos acerca de conceitos como memória, identidade, representação e patrimônio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent144 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Título: dc.titleMUSEU PERMANENTE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, A MUSEOLOGIA SOCIAL E A HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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