Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, SILVIO RICARDO LIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-13T20:33:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-13T20:33:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional ProfEPT SILVIO RICARDO LIMA SILVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572400 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos principais problemas enfrentados pela Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, hoje em dia, é o problema da evasão escolar, que na modalidade “Técnico Subsequente ao Ensino Médio” tem revelado números preocupantes. Com o presente trabalho almeja-se comunicar as reflexões estabelecidas no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Educação Profissional e Evasão: Um olhar sobre o curso Técnico de Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia”, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT no IFRO – Campus Porto Velho Calama. O estudo teve como foco a investigação acerca da problemática da evasão escolar no Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica do IFRO - Campus Porto Velho Calama, foi desenvolvido no recorte empírico da referida unidade educacional, considerando a delimitação temporal compreendida entre 2015 e 2018. O objetivo geral do estudo foi analisar, com base nos indicadores institucionais, os principais fatores relacionados à evasão escolar no referido curso. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se realizar (1) o levantamento do quantitativo de discentes evadidos no período de 2015 a 2018 das turmas do Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio; (2) Traçar o perfil dos estudantes do referido curso, (3) Analisar, a partir da percepção de Gestores, a importância da Política de Acesso, Permanência e Êxito do IFRO (PAPE-IFRO) para o combate à evasão no Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio. O estudo que subsidiou as reflexões aqui apresentadas foi desenvolvido em abordagem qualitativa, configurando-se como estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada com base em pesquisa bibliográfico-documental e empiricamente, por meio de questionário e entrevistas aplicadas a gestores, tabulados com base em Escala de tipo Lickert. A teoria central que embasou as análises da presente pesquisa foi Teoria da Complexidade (MORIN, 2006), dado seu potencial de possibilitar uma leitura crítica e abrangente do problema, capaz de contribuir para a superação de fragmentações, simplificações, redução a fórmulas e receituários, reinserindo o objeto nas relações complexas onde se localiza. Buscou-se, desse modo, superar as análises disjuntivas, fragmentadoras para construir um conhecimento multidimensional, embora reconhecendo que a incompletude e a incerteza estarão presentes, pois “um dos axiomas da complexidade é a impossibilidade, mesmo em teoria, de uma onisciência” (MORIN, 2006, p. 7). Procuramos, portanto, contribuir para a reorganização do sistema de pensamento acerca do problema da evasão escolar, considerando-o no tecido complexo das relações sociais onde está inserido. As análises dos dados encontraram lastro em Silva (2018), Narciso (2015), Mészaros (2006), Frigotto (2005, 2009) e Saviani (1989), dentre outros. Os resultados indicaram que a evasão escolar é um problema inscrito sob o signo da complexidade - o que envolve fatores intraescolares e extraescolares. Defende-se que o pensamento complexo é essencial para uma prática pedagógica ressignificadora do ato de educar e trabalhar, capaz de construir existências mais éticas e integradoras | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 108 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; Educação Profissional; Evasão escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE ESTUDAR E TRABALHAR: A EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFRO – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA, 2015-2018. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional da Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: