ENTRE ESTUDAR E TRABALHAR: A EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFRO – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA, 2015-2018.

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SILVIO RICARDO LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-13T20:33:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-13T20:33:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-13-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional ProfEPT SILVIO RICARDO LIMA SILVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572400-
Resumo: dc.description.abstractUm dos principais problemas enfrentados pela Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, hoje em dia, é o problema da evasão escolar, que na modalidade “Técnico Subsequente ao Ensino Médio” tem revelado números preocupantes. Com o presente trabalho almeja-se comunicar as reflexões estabelecidas no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Educação Profissional e Evasão: Um olhar sobre o curso Técnico de Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia”, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT no IFRO – Campus Porto Velho Calama. O estudo teve como foco a investigação acerca da problemática da evasão escolar no Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica do IFRO - Campus Porto Velho Calama, foi desenvolvido no recorte empírico da referida unidade educacional, considerando a delimitação temporal compreendida entre 2015 e 2018. O objetivo geral do estudo foi analisar, com base nos indicadores institucionais, os principais fatores relacionados à evasão escolar no referido curso. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se realizar (1) o levantamento do quantitativo de discentes evadidos no período de 2015 a 2018 das turmas do Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio; (2) Traçar o perfil dos estudantes do referido curso, (3) Analisar, a partir da percepção de Gestores, a importância da Política de Acesso, Permanência e Êxito do IFRO (PAPE-IFRO) para o combate à evasão no Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio. O estudo que subsidiou as reflexões aqui apresentadas foi desenvolvido em abordagem qualitativa, configurando-se como estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada com base em pesquisa bibliográfico-documental e empiricamente, por meio de questionário e entrevistas aplicadas a gestores, tabulados com base em Escala de tipo Lickert. A teoria central que embasou as análises da presente pesquisa foi Teoria da Complexidade (MORIN, 2006), dado seu potencial de possibilitar uma leitura crítica e abrangente do problema, capaz de contribuir para a superação de fragmentações, simplificações, redução a fórmulas e receituários, reinserindo o objeto nas relações complexas onde se localiza. Buscou-se, desse modo, superar as análises disjuntivas, fragmentadoras para construir um conhecimento multidimensional, embora reconhecendo que a incompletude e a incerteza estarão presentes, pois “um dos axiomas da complexidade é a impossibilidade, mesmo em teoria, de uma onisciência” (MORIN, 2006, p. 7). Procuramos, portanto, contribuir para a reorganização do sistema de pensamento acerca do problema da evasão escolar, considerando-o no tecido complexo das relações sociais onde está inserido. As análises dos dados encontraram lastro em Silva (2018), Narciso (2015), Mészaros (2006), Frigotto (2005, 2009) e Saviani (1989), dentre outros. Os resultados indicaram que a evasão escolar é um problema inscrito sob o signo da complexidade - o que envolve fatores intraescolares e extraescolares. Defende-se que o pensamento complexo é essencial para uma prática pedagógica ressignificadora do ato de educar e trabalhar, capaz de construir existências mais éticas e integradoraspt_BR
Tamanho: dc.format.extent108 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Educação Profissional; Evasão escolar.pt_BR
Título: dc.titleENTRE ESTUDAR E TRABALHAR: A EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFRO – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA, 2015-2018.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional da Dissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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