ENSINO PARA SURDOS: Um olhar sobre estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos no IF Sertão-PE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF SERTÃO-PEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Neri da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Luciana Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributor.authorHirata, Renan Makio Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorHirata, Ana Claudia de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-12T14:59:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-12T14:59:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
identificador: dc.identifier.otherCartilha educação para surdospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572392-
Resumo: dc.description.abstractEsta cartilha é o reflexo de um amplo trabalho de pesquisa educacional sobre a educação de surdos, cujo objetivo é criar novos olhares sobre as estratégias de ensino para estes estudantes. O desejo de construir esse material iniciou no decorrer das aulas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e desencadeou formalmente à medida que iniciamos a pesquisa com alunos surdos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE). A nossa proposta não é oferecer modelos prontos de aulas para disciplinas específicas, mas sim apresentar sugestões metodológicas que podem ser utilizadas em todas as áreas, de forma que as aulas ministradas por estes, respeitem as singularidades de apreensão e construção de sentidos dos estudantes surdos e que as sugestões elencadas neste material possam caracterizar-se na prática destes professores. Este Produto Educacional faz parte da minha dissertação intitulada: O percurso dos estudantes surdos no Ensino Profissional e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, que reflete o desejo de contribuir para uma educação verdadeiramente inclusiva para estes estudantes dentro de cada Campi do IF Sertão - PE. Enfim, esta cartilha traz sugestões de práticas de ensino que explora a questão da pedagogia visual, relação professor e intérprete, encaminhamentos para NAPNE, bem como, sugestões de filmes e livros, que te ajudarão no momento de planejar aulas para as turmas que tem alunos surdos inclusos. Esperamos que este material desperte você a querer conhecer mais o individuo surdo, as problemáticas e singularidades do mesmo e principalmente como melhorar seu atendimento aos alunos surdos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectinclusão; ensino para surdo; ensino tecnológico para surdospt_BR
Título: dc.titleENSINO PARA SURDOS: Um olhar sobre estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos no IF Sertão-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons