Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF SERTÃO-PE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Neri da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Luciana Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hirata, Renan Makio Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hirata, Ana Claudia de Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-12T14:59:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-12T14:59:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha educação para surdos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572392 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta cartilha é o reflexo de um amplo trabalho de pesquisa educacional sobre a educação de surdos, cujo objetivo é criar novos olhares sobre as estratégias de ensino para estes estudantes. O desejo de construir esse material iniciou no decorrer das aulas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e desencadeou formalmente à medida que iniciamos a pesquisa com alunos surdos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE). A nossa proposta não é oferecer modelos prontos de aulas para disciplinas específicas, mas sim apresentar sugestões metodológicas que podem ser utilizadas em todas as áreas, de forma que as aulas ministradas por estes, respeitem as singularidades de apreensão e construção de sentidos dos estudantes surdos e que as sugestões elencadas neste material possam caracterizar-se na prática destes professores. Este Produto Educacional faz parte da minha dissertação intitulada: O percurso dos estudantes surdos no Ensino Profissional e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, que reflete o desejo de contribuir para uma educação verdadeiramente inclusiva para estes estudantes dentro de cada Campi do IF Sertão - PE. Enfim, esta cartilha traz sugestões de práticas de ensino que explora a questão da pedagogia visual, relação professor e intérprete, encaminhamentos para NAPNE, bem como, sugestões de filmes e livros, que te ajudarão no momento de planejar aulas para as turmas que tem alunos surdos inclusos. Esperamos que este material desperte você a querer conhecer mais o individuo surdo, as problemáticas e singularidades do mesmo e principalmente como melhorar seu atendimento aos alunos surdos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão; ensino para surdo; ensino tecnológico para surdos | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO PARA SURDOS: Um olhar sobre estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos no IF Sertão-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cartilha Educação para Surdos_versão final.pdf | 4,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572392/2/Cartilha Educação para Surdos_versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons