ELZA SOARES NA ESCOLA: GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVideira, Juliana Cintia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T19:33:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T19:33:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherELZA SOARES NA ESCOLA: GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572387-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visa analisar e elaborar práticas didáticas sobre a temática gênero e as relações étnico-raciais no ensino de história por meio da produção artística e da biografia da cantora Elza Soares. Para isso, a pesquisa se ampara nos estudos das fontes sobre a cantora: canções, entrevistas e biografias. As fontes musicais nos auxiliam nas análises sobre as representações do feminino construídas ao longo da história do Brasil, sobretudo no que se refere ao contexto da mulher negra. Sua biografia permite examinar como a artista negociou, reagiu às normas sociais, investiu em práticas de resistência e de criação de si. Busca-se com esse trabalho problematizar e sensibilizar os educandos e educandas do Ensino Fundamental II sobre a temática proposta, para o desenvolvimento de práticas e vivências antirracistas, antissexistas, como de respeito às diferenças. O embasamento teórico e metodológico se ampara nos estudos de gênero pelas perspectivas pós-estruturalista e interseccional de educadoras e educadores e teóricas feministas. Com base nesta temática foi elaborado um material didático no formato de um pequeno livro, contendo atividades de análise de canções e de entrevistas da artista Elza Soares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent171 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectElza Soarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória-estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Título: dc.titleELZA SOARES NA ESCOLA: GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons