Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Videira, Juliana Cintia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-11T19:33:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-11T19:33:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | ELZA SOARES NA ESCOLA: GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572387 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho visa analisar e elaborar práticas didáticas sobre a temática gênero e as relações étnico-raciais no ensino de história por meio da produção artística e da biografia da cantora Elza Soares. Para isso, a pesquisa se ampara nos estudos das fontes sobre a cantora: canções, entrevistas e biografias. As fontes musicais nos auxiliam nas análises sobre as representações do feminino construídas ao longo da história do Brasil, sobretudo no que se refere ao contexto da mulher negra. Sua biografia permite examinar como a artista negociou, reagiu às normas sociais, investiu em práticas de resistência e de criação de si. Busca-se com esse trabalho problematizar e sensibilizar os educandos e educandas do Ensino Fundamental II sobre a temática proposta, para o desenvolvimento de práticas e vivências antirracistas, antissexistas, como de respeito às diferenças. O embasamento teórico e metodológico se ampara nos estudos de gênero pelas perspectivas pós-estruturalista e interseccional de educadoras e educadores e teóricas feministas. Com base nesta temática foi elaborado um material didático no formato de um pequeno livro, contendo atividades de análise de canções e de entrevistas da artista Elza Soares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 171 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Elza Soares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História-estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Título: dc.title | ELZA SOARES NA ESCOLA: GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
juliana cintia videira.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572387/2/juliana cintia videira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons