ENSINO DE HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS: RESISTÊNCIAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Flávia Jacober Colar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T19:15:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T19:15:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS: RESISTÊNCIAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572385-
Resumo: dc.description.abstractA educação no Brasil, conforme previsto na Constituição Federal, tem entre seus objetivos principais a promoção da cidadania e incentivo à pluralidade, condições necessárias à participação do indivíduo na esfera coletiva de um estado democrático. Entretanto, observa-se na prática que a política frequentemente é associada a algo apartado do cotidiano, no qual a participação do cidadão parece restringir-se ao voto, distanciando-se das decisões tomadas quase que exclusivamente pelos representantes eleitos. A partir de uma análise do tempo presente, são perceptíveis, entretanto, os limites e as fragilidades dessa ideia de desinteresse, uma vez que releva o papel da ampliação dos espaços para o debate político, especialmente por conta das novas tecnologias digitais. Apesar da cautela necessária em relação às novas tecnologias, elas potencializam formas de interação social tornando-as mais acessíveis e velozes. São por isso capazes de escancarar as contradições de uma sociedade cindida por tensões ideológicas que dificultam uma busca produtiva por soluções e a superação de formas sociais e políticas de exclusão. Diante de tal realidade, o ensino de história voltado à formação de cidadãos críticos encontra-se frequentemente ameaçado e o exercício do direito constitucional da educação torna-se um ato de resistência. O incentivo ao protagonismo dos estudantes e a apropriação criativa dos recursos tecnológicos torna-se imprescindível como estratégia de enfrentamento de uma realidade excludente e que prioriza aspectos conteudistas ou as necessidades do mercado de trabalho. Ao desenvolver um aplicativo voltado ao debate político no ensino de história, o presente estudo considera a importância de uma formação holística que oportunize experiências significativas e contribuam para a construção cidadã de cada indivíduo, gerando impacto positivo em sua atuação coletiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent140 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidades Políticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Tempo Presentept_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS: RESISTÊNCIAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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