BRINCANDO E APRENDENDO COM A CIÊNCIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVeiga, Luciana Lima de Albuquerque da-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Frederico Alan de Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T00:16:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T00:16:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherJogo "Brincando e aprendo com a ciência"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572383-
Resumo: dc.description.abstractO conteúdo do jogo foi pensado para cobrir alguns fundamentos básicos dos conhecimentos de ciências adquiridos no ensino fundamental e assim ser uma fonte inicial de discussão para os temas que são abordados dentro dos conteúdos de física, química e biologia no EJA em nível médio. Nessa perspectiva, foi proposto um tabuleiro composto por quatro grandes grupos de análises: •AZUL: O começo da ciência: Universo e energia; sistema solar; a Terra; pressão, temperatura; ar e seu movimento, água, solo; Tópico especial da história da ciência: Período de 600 A.C. -1700 D.C. •VERDE: Expandindo horizontes: A Terra e seus ambientes; biodiversidade; relações ecológicas; a vida na Terra; seres vivos; Tópico especial da história da ciência: Período de 1700 -1900. •VERMELHO: Mudança de Paradigmas: Células; genética; biotecnologia; tecidos dos animais; corpo humano; Tópico especial da história da ciência: Período de 1900 -1945. •AMARELO: Mudança de paradigmas: A matéria e suas propriedades; estrutura atômica; tabela periódica, funções inorgânicas; força e movimento; máquinas; som e luz; eletricidade e magnetismo; energia e radioatividade. Tópico especial da história da ciência: Período de 1945 – Presente. O tabuleiro completo é formado por 4 (quatro) tabuleiros móveis, permitindo jogadas individuais em cada tabuleiro. Além disto, o jogo é composto das seguintes peças: •8 pinos representado cada jogador – 2 por tabuleiro de acordo com a cor; •6 dados com números diferentes de lados: 4 lados (1 unidade); 6 lados (4 unidades); 8 lados (1 unidade); 10 lados (1 unidade); 12 lados (1 unidade) e 20 lados (1 unidade) – Estes tem como objetivo permitir a escolha pelo jogador, conforme a necessidade de utilização do tempo, ou seja, quanto mais lados tiver o dado, mais rápido será a partida. •4 ampulhetas (1 para cada tabuleiro), para medir o tempo para cada jogador responder à pergunta sorteada. •180 cartas (45 cartas por tabuleiro, sendo 15 para cada uma das ciências: Química, Física e Biologia). As cartas são utilizadas para trazer o desafio das questões a serem discutidas com os alunos, dentro dos conteúdos de ciências que estes deveriam ter conhecimento ou algum contato durante a formação no ensino fundamental. No percurso do jogo, existem casas contendo o desenho de uma estrela (dourada), onde o estudante deverá sortear as cartas referentes ao assunto do “tópico especial de história da ciência”. Estas cartas têm o objetivo contar um pouco das ideias, fatos, descobertas e principais movimentos que aconteceram e vem ocorrendo no mundo das ciências da natureza. Para fugir um pouco do modelo ortodoxo de perguntas feitas nos livros didáticos, confecção das cartas foi realizada utilizando livros de divulgação científica e de popularização das ciências (VORDEMANN, 2013; KLESCH, 2014). Essa escolha se justifica pela necessidade de encontrar uma linguagem mais atraente para os alunos e que assim pudessem tornar o processo de discussão dos temas mais divertido e ao mesmo tempo informativo. Desenvolvimento do jogo e análise realizada pelo professor O jogo pode ter seu desenvolvimento de algumas maneiras distintas: ela pode ser realizada utilizando as quatro partes, apenas uma delas ou dois de cada vez. Essa será feita pelo professor, que definirá qual a melhor estratégia ou qual o objetivo pretende com a atividade. Definida a quantidade de tabuleiros que serão utilizados, o passo seguinte é começar o jogo fazendo com que um dos alunos jogue um dos dados definidos e ande com o pino da sua escolha pelas casas do tabuleiro. Na posição que o pino ficar localizado após a jogada o aluno deverá verificar qual o tema está relacionado a ela e sortear uma carta correspondente a ele, para em seguida responder à questão que nela se encontra. Apesar de parecer um jogo educativo, o professor deverá ser um elemento presente na atividade, onde ele fará o acompanhamento dos acertos e dúvidas dos alunos com uma ficha onde serão anotadas as questões que não foram corretamente respondidas e/ou que apresentaram dificuldades para sua real resposta. Com essa ficha o professor poderá perceber quais pontos, referentes aos conteúdos de ciências, estão com lacunas e que ele precisará trabalhar mais cuidadosamente durante a abordagem dos temas ligados à sua disciplina ao longo do ano.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectjogo de ciência; aprendendo brincando; lúdico.pt_BR
Título: dc.titleBRINCANDO E APRENDENDO COM A CIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação de Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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Regras do jogo.pdfDescrição e regras do jogo209,3 kBAdobe PDF/bitstream/capes/572383/2/Regras do jogo.pdfDownload

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