A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA DIVULGAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDe Santana, Moacir Tomaz-
Autor(es): dc.contributor.authorBispo, Marcelle L. F.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-10T18:18:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-10T18:18:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
identificador: dc.identifier.otherA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572367-
Resumo: dc.description.abstractA tecnologia é uma realidade na vida humana. Não podemos negar o impacto que as Redes Sociais, como os aplicativos de imagens, vídeos e mensagens instantâneas, provocaram no nosso cotidiano. Os avanços dos recursos tecnológicos nos últimos anos são notáveis propondo novas ressignificações às práticas pedagógicas adotadas até então. O cenário atual se destaca pelas inúmeras possibilidades de introduzir a tecnologia no cotidiano Escolar. Diante dessa realidade, acreditamos que as Redes Sociais podem ser adaptadas como ferramentas educacionais para propagação e divulgação de videoaulas de Química. Portanto, esse trabalho se propôs a desenvolver um Produto Educacional audiovisual, bem como demonstrar e verificar a viabilidade da utilização das Redes Sociais como ferramentas educacionais, a fim de se propor uma reflexão sobre como a abrangência dos conteúdos divulgados podem contribuir no processo de ensino e aprendizado em Química. Nesse contexto, desenvolveu-se um projeto com três turmas do Terceiro ano do Ensino Médio de duas Escolas da Rede Estadual de Ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Maringá, PR, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Nesse trabalho, uma série de nove vídeos sobre funções orgânicas oxigenadas foi produzida e divulgada por intermédio de três Redes Sociais, o Facebook, o YouTube e o WhatsApp. Por meio da análise de dados obtidos através da interação do público pelas Redes Sociais e da aplicação de um questionário respondido voluntariamente ao final do projeto, verificamos que cada Rede Social apresenta uma potencialidade a ser explorada como ferramenta pedagógica educacional. Diante disso, observamos maior abrangência para o Facebook, onde constatamos que as publicações referentes aos vídeos, apesar de terem obtido maior visualização, não acompanharam a mesma proporção após o término do projeto, diferente do ocorrido no YouTube, que apesar de não ter atingido o mesmo número de pessoas que o Facebook, quando comparadas as visualizações entre as duas Redes Sociais, manteve proporcionalmente o crescimento do número de visualizações até mesmo após o término do projeto. Diante do contexto Pedagógico, verifica-se que as duas Redes Sociais, bem como o compartilhamento dos links através do WhatsApp, mostraram-se eficientes para propagação e o envolvimento do público com os conteúdos abordados nesse projeto.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype3,88 MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVideoaulaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA DIVULGAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) do Polo Regional da Universidade Estadual de Londrinapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacionalpt_BR
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