Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | De Santana, Moacir Tomaz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bispo, Marcelle L. F. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-10T18:18:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-10T18:18:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572367 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A tecnologia é uma realidade na vida humana. Não podemos negar o impacto que as Redes Sociais, como os aplicativos de imagens, vídeos e mensagens instantâneas, provocaram no nosso cotidiano. Os avanços dos recursos tecnológicos nos últimos anos são notáveis propondo novas ressignificações às práticas pedagógicas adotadas até então. O cenário atual se destaca pelas inúmeras possibilidades de introduzir a tecnologia no cotidiano Escolar. Diante dessa realidade, acreditamos que as Redes Sociais podem ser adaptadas como ferramentas educacionais para propagação e divulgação de videoaulas de Química. Portanto, esse trabalho se propôs a desenvolver um Produto Educacional audiovisual, bem como demonstrar e verificar a viabilidade da utilização das Redes Sociais como ferramentas educacionais, a fim de se propor uma reflexão sobre como a abrangência dos conteúdos divulgados podem contribuir no processo de ensino e aprendizado em Química. Nesse contexto, desenvolveu-se um projeto com três turmas do Terceiro ano do Ensino Médio de duas Escolas da Rede Estadual de Ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Maringá, PR, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Nesse trabalho, uma série de nove vídeos sobre funções orgânicas oxigenadas foi produzida e divulgada por intermédio de três Redes Sociais, o Facebook, o YouTube e o WhatsApp. Por meio da análise de dados obtidos através da interação do público pelas Redes Sociais e da aplicação de um questionário respondido voluntariamente ao final do projeto, verificamos que cada Rede Social apresenta uma potencialidade a ser explorada como ferramenta pedagógica educacional. Diante disso, observamos maior abrangência para o Facebook, onde constatamos que as publicações referentes aos vídeos, apesar de terem obtido maior visualização, não acompanharam a mesma proporção após o término do projeto, diferente do ocorrido no YouTube, que apesar de não ter atingido o mesmo número de pessoas que o Facebook, quando comparadas as visualizações entre as duas Redes Sociais, manteve proporcionalmente o crescimento do número de visualizações até mesmo após o término do projeto. Diante do contexto Pedagógico, verifica-se que as duas Redes Sociais, bem como o compartilhamento dos links através do WhatsApp, mostraram-se eficientes para propagação e o envolvimento do público com os conteúdos abordados nesse projeto. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 3,88 MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Videoaulas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA DIVULGAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) do Polo Regional da Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons