PROJETO INTEGRADOR: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Luciana de Sousa Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, Alberes de Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-09T21:39:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-09T21:39:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.otherPROJETO INTEGRADOR_SILVA_CAVALCANTIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572352-
Resumo: dc.description.abstractEste Projeto Integrador é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada “Currículo e Prática Docente no Ensino Médio Integrado: uma proposta de Projeto Integrador no Colégio Universitário da UFMA” desenvolvida pelos autores como requisito de conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica, do IFMA Campus São Luís Monte Castelo. Com a finalidade de constituir-se num instrumento para a elaboração e desenvolvimento de projetos integradores nos cursos de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, esta proposta pedagógica está organizada em três seções que tratam, especificamente, da importância dos projetos integradores para esses cursos, das etapas para o desenvolvimento de um Projeto Integrador e da apresentação de um modelo de Plano de Trabalho. Por fim, apresentamos nossas considerações finais seguidas das referências deste trabalho. Os Projetos Integradores são metodologias de ensino baseadas nos princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da unidade teoria e prática, que buscam promover a articulação entre escola e sociedade, favorecendo uma aprendizagem mais significativa e contribuindo para a efetivação do currículo integrado. O modelo de Plano de Trabalho que apresentamos aqui como exemplo é fruto de uma pesquisa participante realizada com professores e alunos de uma turma de 2º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão, durante o ano letivo de 2019pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.256 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titlePROJETO INTEGRADOR: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons