Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-09T18:52:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-09T18:52:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Arqueologia e ensino de História | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572346 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Professor Waldemar de Freitas Ribeiro”, no município de Belém, capital do estado do Pará, de como se trabalhar com uma fonte histórica, que na maioria das vezes, seja nos manuais didáticos ou fora deles, os historiadores deixam muito à margem: a pintura rupestre, em especial as da região amazônica. A pesquisa envolveu a única turma da manhã e as três turmas da tarde de sexto ano do ensino fundamental. Para que fossem alcançadas melhores análises e resultados com o uso das pinturas rupestres, buscou-se uma forte aproximação com a Arqueologia. Para que fosse detectado o entendimento dos estudantes no que tange à pintura rupestre, foi aplicado um questionário composto de quatro perguntas (antes e depois da aplicação da oficina de produção de pinturas rupestres). A execução de uma oficina de produção de pinturas rupestres se apresentou como um dos pontos altos desta pesquisa. Esta estratégia de utilização da pintura rupestre visa colaborar para que os estudantes passem a lançar um outro olhar sobre a “Pré-História”, sobre os seres humanos que viveram nesse período, e também à chamada pintura rupestre (sendo muito mais caracterizada como uma fonte histórica). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6.43 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Pintura rupestre; Arqueologia; Ensino de História; Educação Básica. | - |
Título: dc.title | O uso da pintura rupestre da região amazônica como fonte histórica: uma possibilidade na disciplina história no sexto ano. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Arqueologia e ensino de História.pdf | 6,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572346/2/Arqueologia e ensino de História.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons