Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Cilene de Souza Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-09T22:58:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-09T22:58:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais no Parque Natural Municipal do Curió- Paracambi, RJ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572332 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto é fruto da minha dissertação de Mestrado, intitulada “Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais no Parque Natural Municipal do Curió- Paracambi, RJ” do Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ. Defendida em abril de 2017. Trata-se de uma sequência didática que une atividades no espaço formal (escola) e espaço não formal (trilha de Mata Atlântica), e foi desenvolvida para promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. As atividades propostas nesta sequência didática foram desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de duas escolas públicas do Município de Seropédica, RJ. Portanto, as atividades foram desenvolvidas com públicos distintos quanto às etapas de escolarização. Desta forma, permitiu depreender que as atividades propostas podem ser realizadas em diferentes ciclos da Educação Básica e na Formação Técnica, visando a ampliação do espaço pedagógico e a ampliação da percepção ambiental como primeiro passo na sensibilização para uma Educação Ambiental Crítica. Essa sequência didática pretende apresentar possibilidades de atividades em espaços não formais e, com isso, busca contribuir para o desenvolvimento de conteúdos teóricos que são trabalhados no espaço formal. O objetivo central é a reaproximação homem-natureza através da Educação Ambiental Crítica. Foram selecionados e abordados temas de Ciências quebrando o paradigma de que atividades nestes espaços é apenas um momento de passeio e lazer para os estudantes. Optamos por apresentar as atividades e momentos pedagógicos sem detalhar as aulas, por entender que há vários conteúdos e campos a serem explorados em cada atividade proposta. Esperamos que este material contribua para que a Educação Ambiental Crítica seja trabalhada de forma interdisciplinar e de forma transdisciplinar de maneira mais agradável possível tanto para professores quanto para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.921 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática, Trilhas Ecológicas Educativas, Educação Ambiental, Percepção Ambiental. | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRILHAS ECOLÓGICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO CURIÓ, PARACAMBI – RJ. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons